UFRGS divulga listão do Vestibular 2020 e orienta calouros sobre a matrícula

UFRGS divulga listão do Vestibular 2020 e orienta calouros sobre a matrícula

Candidatos classificados devem enviar a documentação conforme a modalidade de ingresso entre 17 e 23 de dezembro

Já está disponível no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) (e segue em anexo) a lista dos classificados no Vestibular 2020. Os calouros devem prestar atenção às datas e às instruções para a matrícula. É obrigatório enviar, entre os dias 17 e 23 de dezembro, toda a documentação especificada no Edital e no Manual do Candidato conforme a modalidade de ingresso. O envio deve ser feito por todos os calouros, com ingresso tanto no 1º quanto no 2º semestre de 2020.

O envio da chamada documentação acadêmica é obrigatório para todos os candidatos, independente da modalidade de ingresso. Integram esse bloco os seguintes documentos: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. O ingressante também deve preencher, no Portal, um formulário em que declara se ocupa ou não outra vaga de graduação em instituição pública de ensino superior.

Os candidatos que estejam concluindo o Ensino Médio em 2019 e que não tenham o certificado de conclusão do Ensino Médio e/ou o histórico escolar devem enviar a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio preenchida e assinada pela instituição de ensino. Nesse caso, o ingressante deve enviar, posteriormente, o certificado de conclusão e o histórico escolar. Estudantes cujas escolas estaduais estejam em greve devem buscar a declaração provisória junto à secretaria da instituição de ensino ou, caso ela esteja fechada, junto à Secretaria Estadual de Educação (confira os endereços aqui), conforme acordado entre o reitor Rui Oppermann e o secretário estadual de Educação, Faisal Karam.

Além disso, os classificados nas vagas de Ações Afirmativas (L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13, L14) devem postar toda a documentação relativa à modalidade de ingresso. Os documentos específicos para cada modalidade estão descritos no Manual do Candidato e no Edital.

A documentação deve ser enviada em arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .jpeg, com boa qualidade (ou seja, sem cortes, rasuras ou emendas), com todas as informações legíveis e com tamanho máximo de 5MBO não envio de todos os documentos necessários implica renúncia à vaga.

Os candidatos classificados nas vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (L2, L4, L10 e L14) devem acompanhar, também, a publicação das listagens de verificação da Autodeclaração étnico-racial. A primeira convocação será publicada no dia 27 de dezembro, no site https://www.ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao/.

Boletim de desempenho – Todos os candidatos do Vestibular – classificados ou não no listão – podem acessar o boletim de desempenho individual. O boletim estará disponível em até cinco dias úteis após a divulgação do listão no Portal do Candidato.

Próximos chamamentos – Aqueles que não foram classificados no listão devem acompanhar os chamamentos para ocupação de vagas remanescentes. O primeiro será publicado no dia 02 de janeiro.  Todas as datas dos chamamentos seguintes estão especificadas no item 4.1 do Manual do Candidato.

Como esclarecer dúvidas – Os candidatos devem ler atentamente todo o Manual do Candidato e o Edital do Vestibular. O Portal Ingresso também esclarece dúvidas frequentes dos candidatos sobre temas como comprovação de renda, comprovação da condição de pessoa com deficiência, matrícula, documentos necessários, entre outros. Outra possibilidade é comparecer presencialmente no Atendimento do Ingresso na Graduação, localizado no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A Pró-Reitoria de Graduação também atende candidatos pelo telefone (51) 3308-4800 e pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *