UFRGS divulga calendário acadêmico de 2019

Está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) o Calendário Escolar para o Ano Acadêmico de 2019, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O documento apresenta os feriados e períodos letivos do ano e as datas de processos de matrícula e outras datas acadêmicas da UFRGS e do Colégio de Aplicação. Destaca-se a mudança do período de realização das provas do Vestibular, que tradicionalmente é em janeiro: o vestibular para ingresso em 2020 será realizado em novembro de 2019, em dois finais de semana subsequentes, nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. É importante salientar que o Vestibular 2019, cujas inscrições estão abertas até as 23h59min desta segunda-feira, 12, não tem alteração, e as provas ocorrerão em janeiro de 2019 (dias 06, 07, 08, 09), conforme o edital publicado na página da COPERSE.

A antecipação da data de aplicação das provas do vestibular faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela Universidade para otimizar os processos de matrículas e a ocupação das vagas. Desta forma, a UFRGS terá mais tempo para as análises de documentos e aferições exigidas aos candidatos classificados para ingresso pelo Programa de Ações Afirmativas e também poderá fazer mais chamamentos para ocupação de vagas remanescentes. Entre outras medidas adotadas visando a implementação de melhorias nas matrículas, estão a redução do número de documentos de comprovação de renda do candidato classificado para as cotas socioeconômicas e a definição prévia de todo o cronograma de chamamentos. Todas as orientações relativas ao ingresso em 2020 constarão no edital do respectivo vestibular, cuja publicação ocorrerá em meados de 2019.

O período letivo do primeiro semestre de 2019 começará na semana seguinte ao feriado de Carnaval, em 11 de março. O segundo semestre terá início em 12 de agosto e término em 11 de janeiro de 2020. As três semanas de férias entre o primeiro e o segundo semestres acadêmicos são o prazo necessário para os processos de divulgação de conceitos e de matrículas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *