Tramandaí sediará provas do ENCCEJA

Neste domingo (05), serão realizadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) em Tramandaí.

No turno da manhã, os portões se abrem às 08h, e fecham às 08h45. As provas iniciam às 09h, com término às 13h.
À tarde, os portões são abertos às 14h30, com fechamento às 15h15. As provas iniciam às 15h30, e terminam às 20h30.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos consiste de provas estruturadas da seguinte forma:
Para o ensino fundamental:
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.
Para o ensino médio:
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Essas áreas do conhecimento foram definidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).
O que é o ENCCEJA?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza exames que possibilitam meios para certificar saberes adquiridos, tanto em ambientes escolares quanto extraescolares. O ENCCEJA é um desses exames.
O Exame tempo por objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos mediante à avaliação de competências, habilidades e saberes obtidos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação não é obrigatória e é gratuita, para pessoas do Brasil e até mesmo do exterior, e também às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.
No Brasil e no exterior, o ENCCEJA pode ser efetuado para conseguir a certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas. A certificação do ensino médio requer a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação do exame.
_
Texto: Vinícius Peres/ASCOM e MEC
Imagem: SMEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *