TRAMANDAÍ: 110 alunos são visitados no 1° Dia D da Busca Ativa Escolar para Retorno Escolar 👏📚

A Prefeitura Municipal de Tramandaí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última quinta-feira (19/08), o 1° Dia D da Busca Ativa Escolar.
O Projeto “Dia D da Busca Ativa: Fora da Escola NÃO PODE”, busca auxiliar as escolas municipais de ensino fundamental na prevenção e enfrentamento do abandono e da evasão escolar, através da Busca Ativa nas residências dos estudantes, de forma articulada com a rede de apoio. A ação contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais da Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social, bem como do Conselho Tutelar.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que apoia a garantia de direitos de cada criança e adolescente, em especial o direito à educação. Na oportunidade, as equipes estiveram localizando os alunos que não realizaram nenhum tipo de interação com as instituições.
O 1° Dia D da Busca Ativa atuou juntamente das E.M.E.F. Dom Pedro I, Erineo Scopel Rapaki e Nossa Senhora das Dores. No total, foram 96 residências e 110 alunos visitados em 8 bairros da cidade.
De acordo com a Secretária Alvanira Ferri Gamba os alunos podem permanecer em ensino remoto desde que o direito à educação seja garantido, com a apresentação de laudo médico que comprove que o aluno pertence ao grupo de risco ou justificativa familiar.
O trabalho em rede, com articulação entre diferentes setores (Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social e Conselho Tutelar), é fundamental para assegurar a proteção de crianças e adolescentes e a garantia dos seus direitos, principalmente em situações de crises e emergências, como a que estamos vivendo.
O retorno à presencialidade das aulas é uma ação pedagógica prioritária, urgente e imediata, conforme orienta o Conselho Nacional de Educação no Parecer nº 06/2021.
Estiveram participando da ação a equipe pedagógica da SMEC composta pelos profissionais Andrios Bemfica, Letícia Matos, Adriana Nunes, Amanda Fernandes, Kátia Daniele Fonseca, Sabrina Rocha, Maurício Petry, Maristela Gemerasca e Isabel Becker. Além dos conselheiros tutelares Simone Luetkemeyer, Michele Schmidt e Gabriel Fernandes.
✍🏻 Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
📷 Foto/imagem: SMEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *