Termina na próxima quinta-feira(30) o prazo para licenciamento dos veículos com placas de final 1 a 5

Destaque Geral Polícia

O DetranRS alerta os proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5 que o último dia para regularizar o licenciamento anual 2022 é na próxima quinta-feira (30/6). Quem ainda tem débitos em aberto, como quem quitou apenas o IPVA, deve efetuar os pagamentos pendentes.

Os veículos com placas de finais 6, 7, 8, 9 e 0 têm até o dia 31/7 para quitar o licenciamento, estando o documento de 2021 válido até essa data.

Sobre o licenciamento

O licenciamento anual do veículo é composto de: IPVA, que tem calendário diferente (com vencimento em abril ou junho para quem realizou o parcelamento); seguro obrigatório DPVAT (a tarifa para 2022 é zero para todos os veículos); taxa de licenciamento anual e eventuais multas vencidas.
Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência, ou chamado de recall em atraso, por exemplo.

O DetranRS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2022, acessando o site oficial www.detran.rs.gov.br, clicando no link “consulta de veículo”. É importante confirmar se foram quitados todos os débitos exigíveis e se o veículo não tem nenhuma outra pendência ativa.

Só digital

O certificado de licenciamento CRLV em papel-moeda — o documento verde – não é mais emitido em todo o país. Hoje, o padrão é o documento digital, acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O proprietário tem ainda a opção de imprimir uma versão em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento tem um código de verificação e é aceito pela fiscalização em todo o Brasil.

• Saiba como gerar o seu CRLV digital, ou imprimir o documento no site do DetranRS, menu “veículos”, box “licenciamento”.

Pagamento por Pix e rede bancária conveniada

Neste ano, o pagamento de débitos de veículos registrados no Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:

• Bancos conveniados ao DetranRS: Banco do Brasil (só para clientes BB); Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários); Bradesco ou Sicredi. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil) etc;

• Pix, sendo necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS ou nos sites oficiais: portal rs.gov.br, do DetranRS ou da Fazenda Estadual;

• Instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.

Texto: Ascom Detran
Edição: Secom