SOLENIDADE MILITAR APRESENTA NOVO COMANDANTE DO CRPO LITORAL PARA COMUNIDADE

Solenidade militar marcou a assunção formal do coronel Leandro Oliveira da Luz à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), na sexta-feira (02/7), no plenário da Câmara de Vereadores de Osório. O coronel Luz está comandando o CRPO Litoral desde o início de março. No entanto, na ocasião, os protocolos da pandemia estavam ainda mais restritivos, inviabilizando a passagem de comando, que é um ato de apresentação do novo comandante para a comunidade regional, além de ser uma cerimônia importante na carreira dos militares.
Na presença do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, o coronel Luz recebeu o comando do coronel Marcel Vieira Nery. Ele permaneceu no cargo por um ano e meio, tendo coordenado as duas últimas edições da Operação Golfinho e definido estratégias para diferentes ações do efetivo diante das questões surgidas com a pandemia. Ao iniciar seu pronunciamento, o coronel Marcel convidou todos para um minuto de silêncio pela memória do major Jair Francisco de Oliveira, que atuava no 2º BPAT, e do delegado regional da Polícia Civil, Paulo da Silva Perez, falecidos em março e junho deste ano.
O coronel Marcel agradeceu ao efetivo do CRPO Litoral e de seus Batalhões subordinados, aos prefeitos e instituições da região pela parceria enquanto teve “a oportunidade ímpar de exercer o Comando desta importante região”.
O subcomandante-geral da BM, coronel Feoli, afirmou que “longe de simbolizar a ruptura com o que de bom foi feito, a inovação representa o fechamento de um ciclo na carreira daquele que deixa a batuta do CRPO e marca a ascensão de quem agora passa a empunhá-la”.
O secretário estadual da Segurança Pública adjunto, coronel da reserva Marcelo Gomes Frota, falou que na substituição de comandantes é importante observar que se mantém a vocação da Brigada Militar, que é a inserção social e a resolução dos problemas diários de segurança. “O coronel Marcel trabalhou de maneira a reduzir índices de criminalidade na região e o coronel Luz chega ao Litoral para ombrear com a comunidade e é um substituto de extrema dedicação operacional, além de multiplicador de conhecimentos”, afirmou.
Na cerimônia, foi descerrada a fotografia do coronel Marcel, que passa a integrar a Galeria de Comandantes do CRPO Litoral.
Prestigiaram a solenidade diversos prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmara de Vereadores da área do CRPO Litoral, representante da Assembleia Legislativa, vereadores de Porto Alegre, comandantes de Comandos Regionais, Departamentos, Batalhões e outras Frações da Brigada Militar, oficiais representando o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército-Regimento Osório e da Capitania dos Portos em Tramandaí, e, ainda, autoridades da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Promotorias de Justiça.
Os hinos Nacional e Rio-grandense foram orquestrados pela Banda da Brigada Militar do Vale do Sinos, com apoio da Banda da Ajudância do Comando-Geral.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTO: Soldados Machado, Rezende e Vieira
@brigadamilitaroficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *