Seminário Estadual de Apicultura começa nesta quinta em Balneário Pinhal

23º Seminário Estadual de Apicultura e 16º de Meliponicultura  acontece– de 10 a 12 de outubro, na SAPP – Sociedade Amigos da Praia do Pinhal (Av. General Osório, 1030 – Centro).

O encontro, paralelo o 5º Festimel, contará com a presença do presidente da CBA -Confederação Brasileira de Apicultura, José Brito de Aragão e debaterá as ameaças e oportunidades do setor. Além dos agrotóxicos, que é a ameaça global, também estarão em discussão as questões sanitárias, apicultura migratória, os serviços ambientais, as novidades do setor e a diversificação da produção do mel, pólen, cera e própolis.

Na ocasião, serão conhecidos os vencedores do  22º Concurso Estadual da Qualidade do Mel, evento que vai eleger o melhor mel do Rio Grande do Sul nas categorias mel claro e mel escuro. Também serão realizadas a  12ª Jornada Apícola do Litoral Norte e a 21º Expoapis – Exposição de Equipamentos Apícolas

Produção de Mel – O Rio Grande do Sul é líder nacional na produção de mel: 8.500 toneladas/ano, com um total de 37.000 apicultores em 484 mil propriedades. O litoral é uma das regiões produtoras. Só o município de Balneário Pinhal produz 30 toneladas/ano.

Realização: APIVERDE (Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar do Túnel Verde), FARGS (Federação Apícola do RS),  EMATER/RS

 ApoioPrefeitura de Balneário Pinhal, UFRGS, PUCRS

Chancela: CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) e

Apimondia (Associação Internacional das Federações de Apicultores)

Salete Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *