SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE IMBÉ REALIZA TESTAGEM DE TRABALHADORES PARA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando ações de testagem para Covid-19 em funcionários dos setores público e privado. Na última semana, foram oferecidos os testes rápidos aos servidores da Prefeitura, no Centro Administrativo Municipal e nos Prédios Anexos, para os funcionários da Câmara de Vereadores, assim como aos trabalhadores dos Supermercados Superbom e Asun.
Conforme a coordenadora da Atenção Primária em Saúde da SMS, dra. Roqueli Matos, foram aplicados 167 testes rápidos (exame sorológico). Eles avaliam se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG. “Do total de testes, foram observados 13 IgG reagente ou positivo e um IgM reagente ou positivo. Sendo que o IgM indicaria a doença ativa. Depois de identificado, ele foi encaminhado para a coleta de antígeno, que é um exame mais completo para confirmação do resultado”, explicou.
“Os exames sorológicos são realizados somente em pessoas que não foram vacinadas. Seguindo o cronograma do Departamento de Vigilância Epidemiológica e a disponibilidade de testes, mais estabelecimentos comerciais do município poderão receber ações de testagem”, comunicou Roqueli. Para mais informações entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, através dos telefones: (51) 3627-8299, 3627-8311 e 3627-8614.
ℹ️Em resumo, os anticorpos IgM e IgG indicam:
IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção. Paciente podendo ser transmissor do vírus por mais 7 dias.
IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 2 semanas (há no mínimo 14 dias). Paciente possivelmente imunizado por 90 dias.
———————————–
📝 TEXTO: Matheus Vargas
📸 FOTO: Ivan de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *