Secretaria da Saúde distribui mais 219 mil doses de vacinas contra o coronavírus a municípios

A Secretaria da Saúde (SES) distribuiu a municípios, na manhã desta quinta-feira (25/2), mais 219,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O repasse compreende os dois lotes recebidos pelo Estado no dia anterior: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e 84,2 mil da CoronaVac.

Em acordo construído ontem com os municípios, esses lotes serão utilizados para a segunda dose da CoronaVac a trabalhadores da saúde, indígenas e residentes institucionalizados em lar de idosos, os quais já tinham tido as primeiras doses nos repasses de 1º e 8 de fevereiro. Além desses, a remessa permitirá uma ampliação nos grupos de idosos, para quem será destinada a primeira dose com a vacina da AstraZeneca.

“Como já imunizamos os idosos de 85 anos ou mais, agora chegou a hora de ampliar a vacinação desse grupo. Os municípios devem começar com os de 84 anos, e ir diminuindo gradativamente a idade, enquanto houver doses disponíveis. Precisamos aproveitar de forma integral todas as vacinas”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada em projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa definição cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

• Clique aqui e veja a tabela de doses distribuídas por coordenadorias regionais de saúde, na quinta etapa.

Logística dos envios

A distribuição aos municípios ocorre por via aérea – com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar – e por via terrestre. Uma aeronave da BM realiza roteiro a partir de Porto Alegre para as cidades de Erechim (cargas para a 6ª e 11ª coordenadorias regionais de saúde – CRS), Palmeira das Missões (2ª e 15ª CRS), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS), Bagé (7ª CRS) e Pelotas (3ª CRS).

Para Caxias do Sul, decolou também durante a manhã o helicóptero da Brigada Militar com as doses para a 5ª CRS. O helicóptero da Polícia Civil seguiu para Santa Maria, com as doses das 4ª e 10ª regionais da SES. Esses roteiros foram todos acompanhados pelos servidores da SES Greice Magrin, Adriana Flores e Delanei Salgado.

Outras coordenadorias regionais com sedes mais próximas da capital retiram seus lotes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES em Porto Alegre. São os casos das CRS com sede em Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, assim como a própria secretaria municipal de saúde da capital.

Assim que chegarem nas regionais, as caixas serão fracionadas e encaminhadas aos municípios, trabalho que deve começar ainda nesta quinta (25).

Esquema vacinal

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.

Doses já aplicadas

Até esta quinta (25), já foram aplicadas no Rio Grande do Sul cerca de 534 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Cerca de 442 mil pessoas receberam a primeira dose, das quais 92 mil completaram o esquema com a segunda aplicação.

Doses aplicadas por grupos prioritários

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 25.2.2021.  O repasse feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES),  compreende os dois lotes recebidos ontem pelo Estado: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e outras 84,2 mil da CoronaVac. Foto:  Itamar Aguiar/Palácio P

Trabalhadores da saúde
1ª dose: 267.081 (74% do público estimado)
2ª dose: 69.224 (19% do público estimado)

Pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas*
1ª dose: 30.833
2ª dose: 17.260

*Inicialmente havia uma estimativa que essa população fosse em torno de 9,5 mil no RS, número que compreende parte do grupo de pessoas acima de 60 anos não institucionalizadas (fora de Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILIP)

Povos indígenas
1ª dose: 9.628 (55%)
2ª dose: 3.738 (21%)

Pessoas com deficiência institucionalizadas**
1ª dose: 1.938
2ª dose: 757

 

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 25.2.2021.  O repasse feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES),  compreende os dois lotes recebidos ontem pelo Estado: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e outras 84,2 mil da CoronaVac. Foto:  Itamar Aguiar/Palácio P

**População total de pessoas com deficiência permanente severa (institucionalizadas ou não) é estimada em 433 mil pessoas no RS. Primeira fase da campanha antecipou a vacina para aquelas que residem em instituições fechadas.

 

Pessoas com 80 anos ou mais: 109.624 (1ª dose) – 37%
Pessoas com 75 a 79 anos: 1.856 (1ª dose) – 0,7%***
Pessoas com 70 a 74 anos: 1.005 (1ª dose) – 0,3%***
Pessoas com 65 a 79 anos: 729 (1ª dose) – menos de 0,1%***
Pessoas com 60 a 64 anos: 623 (1ª dose) – menos de 0,1%***

***Oficialmente esses grupos ainda não começaram a ser vacinados. Doses aplicadas a essas faixas referem-se a estratégias que municípios podem ter antecipado, conforme esquemas próprios.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *