Saiba porque o mel de eucalipto é medicinal

“Começa o frio e também a corrida pelo mel produzido no Distrito do Túnel Verde, no Litoral Norte. Isto porque ele é expectorante”. A afirmação é do Coordenador do Laboratório de Apicultura da UFRGS, engº agrônomo Aroni Sattler. Ele explica que o mel de flor de eucalipto tem a característica medicinal porque auxilia o sistema respiratório, ajudando a aliviar tosses e outras doenças como bronquite e asma, por exemplo.

O Túnel Verde, com sua conhecida formação de eucalipto, é uma fonte para a produção de mel. E é nesse Distrito de Balneário Pinhal que estão os apicultores do município, que buscam a expansão da criação de abelhas e da produção de mel.

Para debater o futuro da apicultura na região e em todo o  Rio Grande do Sul Balneário Pinhal se prepara para sediar o 23°Seminário Estadual de Apicultura e 12°Seminario Apícola do Litoral Norte. Evento que vai ocorrer durante o 5º Festimel – Feira do Mel e do Doce, de 4 a 13 de Outubro de 2019.

Durante o encontro também haverá o Concurso Estadual de Qualidade do Mel, que vai eleger o melhor mel do Rio Grande do Sul, além de exposição das empresas que produzem equipamentos para a apicultura.

O professor Aroni Sattler afirma que a produção de mel é uma importante fonte de renda e emprego: “É um setor que exige um auxiliar de campo e hoje a mão de obra é escassa, além do que, uma família com 400 colméias pode viver tranquilamente da renda do produto, lembrando que os apicultores também podem alugar as colméias para polinização. É o que acontece na região de Vacaria, por exemplo, onde as abelhas prestam o serviço de polinização nos pomares de maçãs. Não fossem as abelhas, a produção da fruta ficaria inviabilizada devido o alto custo da polinização manual”, explica o engenheiro agrônomo.

O 5º Festimel  será um evento temático que vai mostrar todos os produtos derivados do mel, a história e curiosidades do mundo das abelhas, além de um doce mar de atrações culturais. Tudo isso na Doce Praia dos Gaúchos, Balneário Pinhal, que tem a abelha como mascote e se orgulha de produzir e melhor mel medicinal.

Prefeitura de Balneário Pinhal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *