Programa Saúde na Escola ultrapassa 1 milhão de alunos atendidos no RS

Criado pelo governo federal para promover a integração permanente entre educação e saúde no país, o Programa Saúde na Escola (PSE) teve um aumento significativo na adesão por parte dos municípios gaúchos e escolas da rede pública no ciclo 2019/2020.

Os números saltaram de 372 municípios, no ciclo 2017/2018, para 437 no atual período. O crescimento no número de escolas participantes do programa passou de 3.488 para 4.474, e o de estudantes, de 780.036 para 1.057.54.

Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, o tema faz parte das prioridades da administração. “Acreditamos que levar a saúde para as escolas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos alunos. No início do ano, enviamos um ofício para as secretariais de Saúde de cada município para ressaltar a importância da adesão ao programa. O resultado vem sendo positivo”, afirma.

Alimentação saudável

Com o PSE, os estudantes são beneficiados por ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, fundamentais para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Entre as principais medidas, estão o combate ao mosquito transmissor da dengue, campanhas de incentivo à vacinação e à alimentação saudável.

Rodrigo Peixoto/Marcelo Flach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *