Programa Anjos já tem mais de 300 facilitadores de atenção à saúde mental na BM

O Programa Anjos, criado e desenvolvido pelo Comando-Geral, e pelos Departamento de Saúde e de Ensino da Brigada Militar para ampliar o cuidado com a saúde mental da tropa, superou neste mês a marca de 300 facilitadores capacitados.

O projeto foi idealizado para capacitar os policias militares a identificar na tropa colegas que demonstrem alguma mudança de comportamento e necessitem de atendimento especializado. Na capacitação mais recente, que formou 166 alunos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul no último dia 22, se uniram aos 137 policiais formados na primeira turma, de novembro de 2020.

O curso de capacitação difunde conceitos adequados sobre saúde mental para diminuir o preconceito sobre o assunto na profissão. A ação do facilitador, o anjo, é ser uma referência de apoio mais próximo, auxiliando o efetivo para que fique atento aos sinais de adoecimento e saiba onde buscar ajuda. A corporação conta com psicólogos em nove cidades, além dos psiquiatras disponíveis nos Hospitais da Brigada Militar (HBM) de Porto Alegre e Santa Maria.

captura da tela do computador com vários quadrados identificando os participantes da formatura online
Formatura ocorreu de forma virtual, na última quinta-feira (22/07) – Foto: divulgação/BM

A capacitação da turma formada na última semana iniciou em 19 de abril e foi ministrada por profissionais da saúde mental da BM e também por convidados que atuam na área. Em razão das medidas de prevenção contra a pandemia de Covid-19, as 155 horas-aula foram ministradas no formato EAD e contaram também com videoaulas produzidas em parceria com a TVE-RS e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Com a conclusão dessa segunda turma, a BM já soma 303 facilitadores do Programa Anjos. Em 17 de novembro do ano passado, a BM formou a primeira turma, com 137 militares em mais de 50 cidades do Estado.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *