Primeira onda de frio do ano: massa de ar polar passa pela Argentina e chega ao Brasil

Pela primeira vez no ano, o frio chega de forma acentuada na região Sul e em parte do Centro-Oeste do país, neste fim de semana, facilitando geada e temperatura abaixo de 0°C. A massa de ar polar que possibilitará a queda nos termômetros saiu do norte do Chile, passou pela Cordilheira dos Andes – onde perdeu parte de sua umidade e ficou ainda mais fria –, pela Argentina e, por último, avança pelo Brasil e vai em direção ao Oceano Atlântico.

De acordo com a Somar Meteorologia, as regiões mais afetadas pelo frio serão Mato Grosso do SulParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul. No Estado, o sábado (25) e o domingo (26) serão marcados por temperatura bastante baixa, principalmente a Serra.

Não é um fenômeno diferente, costuma ocorrer nesta época. Mas as temperaturas devem ser as mais baixas do ano até agora — afirma o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro.

Na Capital, a mínima no sábado será de 10°C e a máxima de 18°C. Já em Caxias do Sul, o frio fica ainda mais intenso, e os termômetros podem chegar aos 3°C. Por conta do clima gelado e seco, a chuva dá uma trégua, retornando somente na próxima semana.

Fonte Gaúcha Zh

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *