Prefeitura de Tramandaí consegue junto ao Estado mudança de laboratório e espera da análise de exames citopatológicos cai de 8 meses para 18 dias

A Prefeitura de Tramandaí, através da Secretaria Municipal da Saúde, obteve uma grande vitória junto ao Governo do Estado. A atual administração buscava a troca do laboratório que analisava os exames citopatológicos (preventivo do câncer de colo de útero). Os resultados estavam levando até 8 meses, prejudicando o tratamento dos pacientes.

Após intenso trabalho junto ao Governo do Rio Grande do Sul, foi definido um novo laboratório para a prestação dos serviços. Agora os resultados estão saindo em cerca de 18 dias.

“Mais eficiência no diagnóstico, mais segurança e possibilidade de tratamento adequado em tempo reduzido, o que faz toda a diferença entre o prognóstico favorável ou desfavorável”, explicou o Secretário de Saúde Luciano Saltiel.

O Prefeito Luiz Carlos Gauto comemorou a mudança. “São ações como essa que podem salvar vidas. Vamos seguir trabalhando para melhorar o atendimento a nossa população”, completou o Prefeito.

Procure sua unidade de saúde e saiba mais sobre os exames. Leve sempre o cartão do SUS e documento de identidade.

Na foto estão o Prefeito Luiz Carlos Gauto e o Secretário da Saúde Luciano Saltiel durante a entrega de uma ambulância Furgoneta em setembro deste ano.

👉Exames citopatológicos: O papanicolau é um exame que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero. Ele tem esse nome por causa de seu inventor, o médico romeno Georgios Papanicolaou, que o tornou célebre nos anos 1940

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *