PREFEITURA DE IMBÉ REVITALIZA FACHADA DO HOSPITAL DE TRAMANDAÍ

A Prefeitura de Imbé está revitalizando a fachada e o acesso do Hospital de Tramandaí (HT), administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). Através de um acordo celebrado entre o prefeito Pierre Emerim e o diretor hospitalar do HT, Luis Genaro Figoli, o trabalho está sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), que deslocou servidores para pintura das paredes externas do hospital.

Embora não pertença a Imbé mas seja referência para atendimentos complexos de moradores e veranistas da cidade, o hospital tem recebido importante apoio do município, ao longo dos últimos anos, para execução de pequenos reparos e melhorias na estrutura. Periodicamente equipes da Prefeitura realizam serviços como capina e roçada no entorno do prédio, melhoro o acesso de usuários e servidores ao local, que, além de Imbé, recebe pacientes de Balneário Pinhal, Cidreira e Tramandaí. Repasses mensais também são realizados para revigorar a situação financeira do HT e garantir a execução de serviços de saúde à população. Recentemente a Prefeitura de Imbé aderiu à proposta de cofinanciamento da saúde e possibilitou novos atendimentos em pediatria para livre demanda, urgência e emergência, na unidade. O convênio celebrou o repasse mensal de R$ 33 mil e a oferta de dois mil exames de laboratórios por mês para os moradores de Imbé através da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o prefeito, a manutenção da parceria com o hospital traz benefícios ao cidadão. “A Prefeitura não tem obrigação de executar estes serviços, mas diante da situação caótica em que o Hospital de Tramandaí se encontrava, e para evitar que fechasse as portas e deixasse milhares de pessoas sem atendimento, firmamos uma série de acordos com a direção da casa de saúde para proporcionar melhorias que vão desde reparos simples até investimentos financeiros para garantir o funcionamento dos serviços”, explica Pierre.

“Imbé tem sido um parceiro de primeira hora”, afirma Genaro

A parceria entre o Hospital de Tramandaí e o município de Imbé é reconhecida e elogiada pelo diretor do HT. Ele reforça que todos os municípios, cada um de sua maneira, contribuem para manutenção das atividades, mas que Imbé vem se destacando no empenho e oferta de mão-de-obra para execução de diversos serviços que são revertidos no bom atendimento à população. “Estamos reformando quartos, banheiros, trocamos pisos e promovemos outras melhorias, muitas delas com auxílio do município de Imbé, que tem sido um parceiro de primeira hora. Nosso objetivo sempre foi melhorar as condições de infraestrutura, dar uma outra cara ao hospital, que há muitos anos não tinha investimentos nesta área”, afirma Genaro. “Costumo dizer que não é por ser um hospital 100% público que vamos ter um ambiente ruim”, complementa.

Além da revitalização da pintura da fachada, as melhorias no Hospital de Tramandaí do local incluem reforma da calçada de acesso à unidade, colocação do novo piso em ambientes da área assistencial e reforma dos quartos e banheiros, serviços estes que visam, entre outros benefícios, a melhora no fluxo, a redução do número dos possíveis acidentes e a diminuição do risco de infecção hospitalar com o trabalho de higienização facilitado. Figoli observa que, embora o Litoral Norte gaúcho conte com cinco hospitais de médio porte e dois de pequeno porte, o HT é a principal referência em resolutividade da região. “As pessoas acreditam que vão resolver os problemas. Um tempo atrás acreditava-se que isso seria possível apenas na Capital. Hoje, os usuários até preferem vir para cá. Quando assumimos, tínhamos 60 leitos do Sistema Único de Saúde. Agora, possuímos 132, uma UTI neonatal, uma UTI adulto e somos referência nos atendimentos de acidente vascular cerebral, traumatologia e no ambulatório de alto risco gestacional para 23 municípios”, destaca Fígoli.

O Hospital de Tramandaí está localizado na Avenida Emancipação, n° 1255, no Centro de Tramandaí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3684-0300.

 

Talis Ramon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *