Prefeitura de Imbé fará repasse de recursos para o Hospital Tramandaí

No dia em que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, anunciou o repasse de R$ 1 milhão para o Hospital Tramandaí (HT), o prefeito Pierre Emerim e o vice-prefeito, Ique Vedovato também anunciaram que serão repassados recursos do município para a casa de saúde.  A cerimônia de oficialização do repasse de recurso federal extra ocorreu no saguão de entrada do Hospital, na segunda-feira (2).

Segundo o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Gilberto Barichello, “com a chegada desse recurso, mais as parcelas que vêm dos municípios da região, entre eles Imbé, será possível solucionar quase toda a dívida do Hospital Tramandaí com fornecedores e prestadores de serviço”. Entretanto, conforme ele, o Hospital continua com custos mensais superiores à sua receita, e por isso é imprescindível a repactuação de contrato com o Governo do Estado.

As tratativas para revigorar a situação financeira do Hospital Tramandaí vêm sendo feitas há alguns meses, quando a direção da FHGV, com o auxílio do promotor público de Tramandaí, Fernando Bitencourt, reuniu-se com prefeitos na busca de alternativas de sustentabilidade à instituição de saúde que atende a toda a região.

Ao mesmo tempo, em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, buscava-se a renovação do contrato do Hospital, de forma a estancar o déficit mensal. Agora, os municípios estão comprometidos com a parceria e o Estado confirma estudo para a repactuação do contrato. O recurso extra do Governo Federal contou, segundo a direção do HT, com a participação do deputado estadual Gabriel Souza e do deputado federal Alceu Moreira, ambos do MDB.

Presente no evento, o secretário Estadual da Saúde, Francisco Paz, destacou que o esforço conjunto para sanar as dificuldades enfrentadas pelo Hospital. O diretor administrativo do Hospital, Luís Genaro Figoli, trouxe os números da instituição e o que ela representa para todo o Litoral Norte, especialmente para os municípios de Tramandaí, Imbé, Balneário Pinhal e Cidreira. “Somos um hospital 100% SUS, sendo referência para 23 municípios em diversas especialidades. Realizamos mais de 250 mil procedimentos por ano. Temos o compromisso de garantir o atendimento para mais de 380 mil habitantes”, destacou Genaro. Ele disse ainda que são em torno de 550 funcionários e 70 empresas contratadas trabalhando diretamente na instituição.

_

Texto: Leandro Luz

Foto: Ivan de Andrade/ Prefeitura de Imbé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *