Prefeito de São Gabriel reforça que município não cumprirá bandeira vermelha

Destaque Geral

O Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, afirmou ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha nesta segunda (15), que não cumprirá a determinação de bandeira vermelha para o sistema de distanciamento controlado no município. Durante cerca de 25 minutos, Rossano elencou as razões para não aderir à bandeira, a principal delas de que os índices da região não correspondem às projeções alegadas pelo Governo do Estado e que irá manter as restrições de como se estivesse em bandeira laranja.

Rossano salientou que o Governo do Estado não tem ouvido os municípios a respeito da questão e não teme retaliações por parte da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que ameaçou punir criminalmente os gestores. “O que queremos é que o Estado cumpra com sua obrigação e nos alcance o necessário para podermos enfrentar o covid-19 que só os municípios tem feito isso”, afirmou. Ele afirmou ainda que por falta de apoio do Estado e União, vai responsabilizar estes por eventuais óbitos que virem a ocorrer por falta de leitos adequados.

No final, o Prefeito reafirmou que irá manter as restrições de bandeira laranja, reforçar a fiscalização e não mudará a classificação. O Governo do Estado informou no final da manhã que está fazendo reuniões virtuais com as regiões para encontrar uma mediação para evitar uma série de conflitos judiciais.

Confira a entrevista na íntegra, ao programa Timeline da Rádio Gaúcha:

Reportagem: Marcelo Ribeiro 

Caderno 7