Polícia Civil lança Papo de Responsa Virtual para manter o projeto durante a pandemia

Em tempos de pandemia, nada melhor do que manter uma distância segura e inovar. Essa inovação também vale para programas da Polícia Civil, como o Papo de Responsa, que passa agora a ser virtual – igual às aulas da gurizada do Ensino Fundamental e Médio em todo o Rio Grande do Sul.

Toda a semana, o Papo de Responsa Virtual disponibilizará um vídeo sobre temas que precisam ser discutidos mesmo durante o isolamento. Na sexta-feira (5/6), foi divulgado o primeiro de uma série de cinco vídeos. O tema é Empatia. A divulgação ocorre em parceria com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave+), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que apresentará os vídeos para professores e alunos da rede estadual durante encontros virtuais que ocorrerão ao longo do mês. O conteúdo também será publicado do perfil do Papo no Instagram (@papoderesponsarsoficial).

No primeiro vídeo, que tem pouco mais de três minutos de duração, uma das multiplicadoras – como são chamados os policiais que participam do Papo – explica a diferença entre “empatia” e “simpatia” e a importância de ser empático com as pessoas, ou seja, se colocar no lugar do outro.

O vídeo ainda orienta, por exemplo, que se preste mais atenção aos idosos, principalmente porque eles são grupo de risco à Covid-19, e o momento agora pode mantê-los afastados de suas famílias. “Esteja sim afastado fisicamente, mas se faça presente nesse período, por meio de redes sociais, telefone”, sugere a escrivã de Polícia Bruna Alves da Silva, que participa do vídeo.

Para a diretora da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da Polícia Civil, delegada Viviane Nery Viegas, que coordena o Papo de Responsa, a oportunidade é ímpar para se ganhar um novo campo de atuação no programa: o virtual. “Apesar do momento delicado, explorar um recurso tão íntimo da maioria dos estudantes, como a internet, é uma forma de inovar a abordagem e o diálogo com nosso público”, afirma.

Sobre o Papo de Responsa

O programa estimula o diálogo de assuntos que povoam o universo de crianças e adolescentes, a partir de uma perspectiva policial. É promovido pela Polícia Civil em escolas públicas e particulares de todo o Estado, desde outubro de 2016. Pelo formato do programa, turmas de estudantes e também professores recebem policiais civis para um bate-papo descontraído, cujo objetivo é formar cidadãos mais conscientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *