Polícia Civil inaugura, na Delegacia de Osório, 53º cartório especializado em crimes de maus-tratos e tortura contra animais

Destaque Geral Polícia

Mais uma Delegacia de Polícia Amiga dos Animais é instituída oficialmente no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (24/02). No litoral norte, a Delegacia de Polícia de Osório recebe o selo “DP Amiga dos Animais” ao inaugurar um cartório especializado na investigação de crimes de crueldade e maus-tratos contra os animais. O órgão policial se soma a outras 52 Delegacias de Polícia no estado ao aderir ao projeto que foi criado em abril de 2021.

A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, acompanhada do Subchefe, Delegado Fabio Motta Lopes, esteve presente na inauguração. Na oportunidade, relembrou que o projeto contempla uma demanda antiga da Instituição: “atendendo aos anseios de uma sociedade cada vez mais engajada na luta em defesa dos direitos dos animais”, destacou a Chefe, parabenizando ao titular da DP de Osório, Delegado João Henrique Gomes de Almeida, pela iniciativa de aderir ao projeto.

Por sua vez, o Delegado João Henrique destacou que “a partir de uma série de denúncias e ocorrências de maus-tratos contra animais no município, percebeu-se a necessidade de intervenção, e a consequente instauração de um cartório específico, no sentido de melhor apurar e coibir tais crimes”.

Nesse sentido, a DP de Osório possui um histórico de dedicação ao combate aos crimes contra os animais. O cartório especializado, na realidade, vem funcionando no órgão policial desde meados de maio de 2021. De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como por exemplo um caso em que três cães domésticos estavam em nítida situação de maus-tratos (mutilados), sendo abrigados, recebendo cuidados e um novo lar em famílias humanas. O responsável foi preso em flagrante, à época, e ainda responde a processo criminal.

Também prestigiaram a cerimônia, o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Heraldo Guerreiro, a Diretora da 23ª Delegacia de Polícia Regional de Capão da Canoa, Delegada Sabrina Deffente, bem como o prefeito de Osório, Roger Caputi, entre outras autoridades.

Na solenidade, o Delegado João Henrique também fez uma homenagem ao médico veterinário Robson Luis Ferreira, que atua no Canil Municipal e é um parceiro da Polícia Civil nos atendimentos aos animais resgatados.

A Delegacia de Polícia de Osório está localizada na Av. Jorge Dariva, 1427, Centro, Osório.

DP Amiga dos Animais

DP amiga animais2

O selo Delegacia de Polícia Amiga dos Animais foi lançado pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul em abril de 2021, menos de meio ano depois da aprovação da lei que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos para 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda do animal. Lembrando que agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos.

A iniciativa criou cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra animais. O projeto, que inicialmente contou com 15 Delegacias de Polícia, soma atualmente 53 órgãos policiais no Rio Grande do Sul.

 

Confira a relação de delegacias que aderiram ao projeto Delegacia de Polícia Amiga dos Animais:

Departamento de Polícia Metropolitana

– 2ª DP/ Porto Alegre

– 15ª DP/Porto Alegre

– 19ª DP/Porto Alegre

– 2ª DP/Alvorada

– 1ª DP/Cachoeirinha

– DP/Glorinha

– 1ª DP/Gravataí

– 2ª DP/Viamão

– 4ª DP/Canoas

– DP/Eldorado do Sul

– DP/Esteio

– DP/Nova Santa Rita

– 2ª DP/Sapucaia do Sul

– DP/Estância Velha

– DP/Ivoti

 

Departamento de Polícia do Interior

– DP/Agudo

– DP/Alegrete

– 1ª DP/Bagé

– DP/ Barra do Quaraí

– DP/Bom Jesus

– DP/Bom princípio

– DP/ Canela

– DP/Capão da Canoa

– DP/ Capivari do Sul

– DP/Carlos Barbosa

– 3ª DP/Caxias do Sul

– 2ª DP/Erechim

– DP/Estrela

– DP/Feliz

– DP/Garibaldi

– 1ª DP/Ijuí

– DP/Imbé

– DP/ Manoel Viana

– DP/ Montenegro

– DP/ Osório

– DP/Palmeira das Missões

– DP/Panambi

– DPCA/Pelotas

– DP/Quaraí

– 1ª DP/Rio Grande

– DP/Roca Sales

– 1ª DP/Santa Cruz do Sul

– 1ª DP/Santa Maria

– 1ª DP/Santana do Livramento

– DPPA/Santo Ângelo

– DP/São Sebastião do Caí

– DP/Soledade

– DP/Torres

– DP/Tramandaí

– 1ª DP/Uruguaiana

– 2ª DP/Uruguaiana

– DP/Vacaria

– DP/Vista Alegre