PMs recebem instrução para atuar em Bases Móveis Comunitárias nas praias

A presença do motor home da Brigada Militar na beira-mar das principais praias do Estado com foco no policiamento comunitário já se tornou referência de proximidade e atendimento aos cidadãos durante a Operação Golfinho. As Bases Móveis Comunitárias (BMCs) da Corporação retornam aos litorais Norte e Sul, a partir deste sábado (29), no seu quinto ano de atuação.
 
Para atender as comunidades locais e os veranistas, os policiais militares que trabalharão nas BMCs recebem instrução durante a sexta-feira (28), na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), em Osório. Eles revisam fundamentos e princípios do policiamento comunitário para desempenho em BMCs e passam por treinamento de tiro.
 
Nas Bases Móveis Comunitárias as pessoas podem registrar ocorrências, solicitar informações e obter pulseiras de identificação para as crianças, possibilitando a localização dos pais caso elas se percam. Os brigadianos das BMCs também realizam policiamento ostensivo e visitas ao comércio e a residências no perímetro de três quilômetros do ponto fixo, buscando a resolução de questões vinculados à segurança pública. Conforme o chefe da Adjuntoria de Polícia Comunitária do Estado-Maior da BM, major Luciano da Cunha Veríssimo, com as visitas é possível identificar problemas de falta de iluminação em vias públicas, de sinalização e de locais de estacionamento, por exemplo. “A partir desses levantamentos, as BMCs fazem o encaminhamento da situação para os órgãos competentes, a fim de providências”, explica o major Veríssimo.
 
Na Operação Golfinho 2017/2018 foram realizadas 2.748 visitas a residências, 1.887 em pontos comerciais e 80 a instituições; foram distribuídas pouco mais de seis mil pulseiras de identificação e prestadas em torno de 7.500 orientações, além de outros serviços nas seis BMCs nos litorais Norte e Sul.
 
Nesta temporada, serão sete Bases Móveis: Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira, Cassino e, pela primeira vez, em São Lourenço do Sul. Elas ficam instaladas na beira-mar.
 
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTO: Sd Robson Alves – Brigada Militar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: