Oficina gratuita de tecnologia ecoeficiênte no Litoral Norte

O Projeto Taramandahy – Fase III promoverá a oficina de implementação de canais biológicos com zonas de infiltração – “Bioswales”, no Centro de Referências Ambientais, dia 13 de março, entre 8h30 e 17h. O biólogo e permacultor do Instituto Ambiental Daterra, Jeferson Timm conduzirá a oficina. Segundo Timm, os canais biológicos são sistemas de drenagem da água que proporcionam o direcionamento, filtragem e infiltração de água no solo. Ao mesmo tempo que evitam erosões e empoçamentos, favorecem a recarga do lençol freático, a distribuição de água no terreno, a irrigação de culturas, o melhoramento do microclima e da paisagem do local.

As inscrições estão abertas para educadores ambientais, professores, técnicos, estudantes e comunidade. Podem ser solicitadas pelo e-mail taramandahy@gmail.com até o dia 3 de março. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas. Durante a oficina, também haverá uma demonstração de manejo da água na permacultura, uma das tecnologias aplicadas no Centro de Referências Ambientais (CRA), sede do Projeto.

A implementação de tecnologias ecoeficientes em espaços educacionais e comunitários está inserida no conjunto de ações do Projeto que visa contribuir com a gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do rio Tramandaí. Os canais “bioswales”, ao comporem a paisagem do CRA, promoverão a diminuição da poluição da água de escoamento superficial e contribuirão com a divulgação e demonstração prática de tecnologias sociais aplicadas à gestão da água neste espaço.

O Projeto Taramandahy – Fase III é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Anaiara Letícia Ventura da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *