Mutirão da Saúde: um terço dos agendados faltou à consulta

A ausência de pacientes às consultas agendadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue causando transtornos em Imbé. Para o último mutirão, realizado no sábado (20), 163 consultas foram marcadas, mas somente 112 pacientes compareceram, ou seja, 56 pessoas não foram à consulta agendada. O número elevado de ausências se tornou frequente nas ações promovidas pelo governo municipal, o que tem causado preocupação.

E como se não bastasse os números do sábado, uma nova decepção nesta segunda-feira (22): dos seis exames de eletroencefalograma solicitados pelo médico neurologista do município, nenhum foi realizado. O motivo é o mesmo: não comparecimento do paciente.

Conforme o titular da SMS, enfermeiro Tierres da Rosa, há um esforço para tentar zerar a fila de espera de algumas especialidades. Mutirões como o do último sábado são organizados para agilizar o atendimento de pacientes que aguardam consulta com especialistas cuja demanda é alta, mas o não comparecimento injustificado torna a missão mais difícil. “Nós ligamos para cada paciente para avisar a data e horário da consulta, mas muitos deles não comparecem e sequer nos comunicam para que a vaga possa ser preenchida por outra pessoa”, lamenta o secretário.

Na mesma linha de raciocínio, o prefeito Ique Vedovato lembra que o município seguirá trabalhando para reduzir, cada vez mais, o tempo de espera por algumas consultas ofertadas pela rede municipal, e apela para a conscientização da população sobre a importância do paciente comunicar previamente sua desistência. “Se a pessoa não quer esperar ou não poderá comparecer no dia marcado, basta ligar para a Marcação de Consultas e ceder sua vaga para o próximo da fila. Só assim nós vamos otimizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera”, afirma o gestor municipal.

Confira o balanço do mutirão de consultas do último sábado:

Pediatra: 16 agendamentos, quatro faltantes

Ginecologista: 50 agendamentos, 20 faltantes

Clínico Geral para avaliação de colocação de DIU: 65 agendamentos, 23 faltantes

Neurologista: 33 agendamentos, nove faltantes

Total: 163 consultas agendadas, 56 pacientes faltantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *