Música brasileira é o tema da redação do Vestibular 2020 da UFRGS

A prova de Redação do Vestibular 2020 da UFRGS, aplicada neste domingo, 24, tratou sobre a música brasileira. A partir do artigo “Críticas a ‘Que tiro foi esse?’ e outras canções levantam a questão: a música brasileira está pior?”, publicado no Jornal O Globo, os candidatos foram convidados a refletir sobre as críticas feitas à música brasileira.

No texto, Lichote vale-se da história da recepção da música pela crítica especializada, de testemunhos de artistas e da indicação de vários exemplos. A prova solicitou que o candidato escrevesse uma redação expondo sua opinião sobre os argumentos apresentados pelo autor. Segundo o enunciado, o vestibulando deveria imaginar que o posicionamento seria lido pelo jornalista e poderia ser publicado pelo jornal, na sessão “Opinião do Leitor”. Assim, deveriam ser escolhidas uma ou mais ideias para serem contestadas ou defendidas, com argumentos que sustentassem o ponto de vista do candidato.

A redação deveria conter entre 30 e 50 linhas, além do título. A avaliação será feita em duas modalidades – analítica e holística – por examinadores distintos, e cada um atribuirá escores independentes entre 0 e 10. Se os escores atribuídos pelos avaliadores tiverem um distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, a redação será reavaliada por um terceiro examinador.

O Vestibular 2020 da UFRGS teve provas aplicadas neste sábado, 23, e domingo, 24. Os gabaritos, as médias e a abstenção das provas de sábado já estão disponíveis na página da COPERSE; o gabarito de hoje será divulgado amanhã, às 9h; a média e a abstenção de hoje será publicado amanhã, às 18h. No próximo sábado, os candidatos responderão às questões de Biologia, Química e Geografia; no domingo, de História e Matemática. Neste ano, 26.616 candidatos concorrem a 3.980 vagas distribuídas em 90 cursos de graduação. Todas as informações sobre o Concurso estão disponíveis no site www.ufrgs.br/vestibular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *