LOBO MARINHO DESCANSA EM IMARA

Durante trabalho de monitoramento da Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA) a equipe encontrou um lobo marinho descansando próximo da Guarita 111, no Balneário Imara. Nesta época é comum que as praias de Imbé recebam animais marinhos vindos dos mais diversos locais, especialmente das águas mais frias do Atlântico Sul. Leões e lobos marinhos, além de aves migratórias, entre elas pinguins, estão entre as espécies mais comuns, que chegam na orla e podem passar até mais de um dia repousando. Em grande parte das vezes que aparecem, é para descansar e, posteriormente, retornar a sua atividade migratória. Nem sempre, portanto, se tratam de animais feridos.

Segundo o biólogo da SEMMAPA, Pedro Terra Leite, a população, ao presenciar estas “visitas”, deve tomar alguns cuidados, principalmente não perturbando os animais. “Somente quando houver algum indício de maus tratos, ou o animal estar ferido, ai sim devem ser comunicados os órgãos ambientais”, informa Pedro.

As pessoas podem ligar para a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), no telefone 3661-4620. Este órgão e o mais capacitado para fazer a retirada e encaminhamento do animal para o Ceclimar, que tratará da reabilitação. “Se não houver este tipo de condição, o animal deve ficar descansando na praia para que, em seguida, retorne a sua atividade de migração”, complementa o biólogo.
Não é recomendado que as pessoas cheguem perto ou tentem tocar estes animais, nem tentar colocá-los de volta na água. O contato pode ser prejudicial tanto para o animal, que pode acabar mais machucado, quanto para a pessoa, que pode pegar alguma doença transmitida pelo animal ou até mesmo sendo mordida.

Leandro Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *