LITORAL NORTE – Outubro tem o maior número de casos de Covid desde o início da pandemia

O Litoral Norte superou a marca dos 10.000 casos confirmados e 200 óbitos. Em setembro foram 2.474 casos, em agosto 2.496 e neste mês ocorreram 2.521, o maior número desde o início da pandemia, demonstrando que a situação está distante do controle.

O efeito do feriado do dia 12/10 na região, de modo que até o dia 09/10 foram 547 novos casos e 8 óbitos e após o feriado foram 1.673 novos casos confirmados e 23 óbitos. Esse comportamento mostra que após 15 dias o número de casos triplicaram no Litoral Norte e portanto há 1.177 pessoas com doença ativa e 64 pacientes internados.

Em relação aos casos graves observa-se o aumento das internações com reflexos tanto nos leitos clínicos quanto na ocupação de leitos de UTI COVID-19. Salienta-se que durante este mês a região aumentou 5 leitos no hospital Tramandaí, porém a taxa de ocupação média de leitos de COVID-19 tem se mantido acima de 80%. Além disso, o Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa possui 6 leitos de UTI bloqueados.

Diante do exposto, o COE da 18ª CRS aponta para o relaxamento do distanciamento, em locais fechados como restaurantes, festas, boates e bares onde há o maior risco de contaminação. Essas condutas corroboram para a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente no verão devido ao aumento dos atendimentos aos veranistas/turistas.

Portanto, reitera-se a importância da responsabilidade da população no cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas nos decretos municipais quanto ao distanciamento e uso de máscaras.

Lembrando que a “cogestão” do litoral norte é de responsabilidade da AMLINORTE – Associação dos municípios do Litoral norte

Informações 18º CRS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *