Lançamento do Livro Na Rede da Poesia e final da oitava edição do concurso é realizada no Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar

A tarde da última quinta-feira (11/7), foi de grandes emoções no palco do 30º Festival Nacional Peixes e Frutos do Mar. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí realizou a final do VIII Concurso Na Rede da Poesia.

E neste ano, a Prefeitura de Tramandaí através da SMEC realizou o lançamento do livro “Na Rede Da Poesia”, com as 198 melhores poesias inscritas no concurso nas edições de 2017 e 2018. A organização do livro foi feita com muito carinho, com o objetivo de valorizar as produções dos alunos poetas, e também dos professores de língua portuguesa, que orientam o trabalho de escrita das poesias.

“É de extrema importância incentivar as primeiras investidas na arte de escrever e declamar, dando oportunidades a novos talentos, desenvolvendo o potencial criativo de cada um. Entendemos que a escrita, leitura e declamação de poesias traz para vocês, estudantes uma maior relação com o processo da escrita e melhora o relacionamento de vocês com a literatura. Além desses benefícios, ter contato com a poesia é uma das melhores maneiras de expor os seus sentimentos”, destacou a Secretária de Educação e Cultura Alvanira Ferri Gamba.

E nesta edição, as poesias contam com o tema “Um por todos e todos contra o bullying” o projeto, também atendeu a Lei 13.663 de 14 maio de 2018, que dispõe sobre a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying) no âmbito das escolas.

Os jurados que abrilhantam o concurso com sua presença, e que avaliaram as melhores declamações das poesias foram: o presidente da Academia de Escritores do Litoral Norte, o escritor Fábian Mariotti; o músico e compositor Aloísio Rodrigues e a 1ª Prenda Juvenil do Estado, Isabella Nunes da Silva.

É importante destacar, que neste ano, assim como no ano passado, novamente foram duas modalidades de premiações: Melhor Poesia Escrita e Melhor Declamação de Poesia. Para a premiação da melhor poesia escrita, as 97 poesias selecionadas pelas escolas e inscritas na etapa municipal, foram avaliadas por um corpo de jurados que julgou a qualidade técnica e o sobretudo, e a utilização do tema na escrita das poesias. Foram jurados nesta etapa escrita: a professora, historiadora e escritora, Leda Saraiva; a enfermeira, coordenadora da saúde mental do CAPS, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, Amanda Maciel e a Psicóloga do Conselho Tutelar de Tramandaí, Tatiane Hahn.

Dessas 97 poesias, foram selecionadas apenas 10 poesias da categoria I, que inclui alunos de 6º e 7º ano. Nesta modalidade, são premiados os autores das melhores poesias.

E a outra modalidade, é a premiação para a melhor declamação de poesia. Nesta modalidade, o autor pode apresentar sua poesia, ou indicar algum colega da escola para apresentar em seu lugar. Assim, nesta modalidade, quem é premiado é o aluno que faz a melhor declamação da poesia.

👉 Alunos premiados na modalidade melhor poesia escrita na categoria I:

🥇1º lugar: Enzo Gabriel Fortes Melos – EMEF São Francisco de Assis
6º ano – Profª Edinéia Roxo Sefrin Franzon
Poesia: Bullying nem pensar

🥈2º lugar: Luiza Eduarda Vaz de Souza – EMEF Nossa Senhora das Dores
6º ano – Profª Angelita Corrêa de Mello
Poesia Chega de Bullying

🥉3º lugar: Lucas Willian de Azevedo Roldão – EMEF Dom Pedro I
Classe de aceleração – Profª Juliana dos Santos Guatimosim
Poesia: Respeito

Alunos premiados na modalidade melhor declamação na categoria I:

🥇1º lugar: Enzo Gabriel Fortes Melos – EMEF São Francisco de Assis
Autor da poesia: Enzo Gabriel Fortes Melos
Profª Edinéia Roxo Sefrin Franzon
Poesia: Bullying nem pensar

🥈2º lugar: Yohana Quadros da Silva – EMEF Thomaz José Luiz Osório
Autor da poesia: Felipe Santos Iparraguirre Pinto
Profª Silvana Pimentel Wienandts
Poesia: Nunca mais

🥉3º lugar: Adrielly Colling Santiago – EMEF Erineo Scopel Rapaki
Autores das poesias: Kamilli Vitória dos Santos Reis e Kauan Fraga Gonçalves da Silva
Profª Milena Maria de Mello
Poesias: Bullying e Pessoas diferentes

E nesta sexta-feira (12/07), a partir das 14h, no palco do 30º Festival Nacional de peixes e Frutos do Mar de Tramandaí, será realizada a apresentação das 10 poesias da categoria II, com os alunos de 8º e 9º ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *