Internet para Todos: prefeito de Imbé assina convênio para expandir banda larga à Zona Norte

Imbé

Cumprindo agenda em Brasília na última segunda-feira (12), o prefeito Pierre Emerim confirmou a adesão de Imbé ao programa Internet para Todos, do Governo Federal, que num primeiro momento contemplará a Zona Norte da cidade. Ao lado do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilbert Kassab, e do presidente Michel Temer, ele assinou o termo que coloca o município na lista de municípios que serão contemplados com o programa que garante conexão banda larga por satélite a localidades sem conectividade ou com acesso precário à internet. Já nos órgãos públicos o acesso acontecerá de forma gratuita.

O chefe do Executivo explica que o serviço chegará aos balneários Mariluz, Harmonia, Albatroz, Marisul, Santa Terezinha e Imara. Ele ainda classificou a internet como “uma ferramenta de inclusão social, importante para a prestação do serviço público em áreas como a educação e a saúde”. E lembrou que, a partir da implantação do projeto, a população passará a ter acesso a uma conexão boa e com preços bem mais acessíveis. “Apresentamos nosso projeto e felizmente conseguimos convencer o Governo Federal a contemplar nossa cidade com essa iniciativa que beneficiará diretamente milhares de moradores da Zona Norte, onde o acesso à banda larga ainda não contempla a população de baixa renda”, comemorou Pierre.

O MCTIC, por meio da Secretaria de Telecomunicações, credenciará empresas interessadas em participar do programa para fornecer o serviço nas cidades contempladas. As conexões serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e com previsão de 18 anos de vida útil. A expectativa do órgão é que as instalações dos equipamentos iniciem ainda no primeiro semestre de 2018.