Incêndio de grandes proporções atinge APA do Banhado Grande entre as cidades de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha

Uma verdadeira força tarefa tenta combater um incêndio de grandes proporções que atingiu a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG). A gestão da área é do Estado do Rio Grande do Sul e o local abriga uma transição entre os biomas de Mata Atlântica e do Pampa, ocupando 136.935 hectares entre os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha.

O fogo iniciou no município de Glorinha e com a vegetação seca em função da estiagem, além dos fortes ventos se alastrou rapidamente chegando à localidade de Tapumes e Chicolomã em Santo Antônio da Patrulha.

Conforme a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo Antônio, a bióloga Jordana Gomes disse que a situação é crítica e que os danos à fauna e a flora são até o momento imensuráveis. Ela esteve na tarde desta quinta-feira na região atingida pelo fogo, que ocupava cerca de 2 km de extensão naquele momento. Mas segundo ela, a área atingida é muito maior.  “São muitas frentes de trabalho, além dos Bombeiros, Polícia Civil, Exército, APABG, produtores estão tentando conter as chamas, mas a dificuldade de acesso e o vento têm dificultado bastante o sucesso da operação”, disse.

Jordana ainda disse que a causa do incêndio está sendo investigada.

 

Viviane Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *