IMBÉ E OSÓRIO AVANÇAM NA DISCUSSÃO POR NOVAS LIGAÇÕES ENTRE OS MUNICÍPIOS 🛣️🤝🏼

Destaque Geral Imbé
Os prefeitos de Imbé e Osório sentaram à mesa nesta segunda-feira (18), na Prefeitura Municipal de Osório, para avançar sobre as tratativas para as novas ligações entre as cidades através dos balneários Imara e Atlântida Sul. A pauta vem sendo debatida pelos dois governos há algumas semanas e deve ganhar novos desdobramentos nos próximos dias.
Uma das ideias, proposta em fevereiro através de iniciativa do vereador imbeense Caio Sant’ana (PT), é unir as duas pontas da Avenida Paraguassú criando uma via direta que ligará o balneário Imara, em Imbé, com a praia de Atlântida Sul, pertencente a Osório. “Na divisa entre as duas cidades há um trecho de aproximadamente 1,6km por onde deveria passar a via, mas não há qualquer tipo de pavimentação ou demarcação que permita o tráfego de veículos. Nossa ideia é buscar as licenças necessárias e viabilizar a construção desta nova opção de ligação entre os municípios”, explicou o prefeito de Imbé Ique Vedovato.
A outra pauta discutida entre os municípios é a reconstrução da Avenida Beira-Mar, popularmente conhecida como “Interpraias”, que é a atual ligação secundária entre os municípios. O trecho da via tem sofrido constantemente com a erosão por conta da ressaca do mar. “Nossa ideia é que o atual traçado seja modificado, recuando mais ao sentido oeste, que é o oposto a praia, e permitindo a recomposição das dunas frontais, na área atualmente ocupada pela pista. Estas dunas voltariam ao seu lugar natural e ajudariam a proteger a estrada”, detalhou o prefeito de Imbé.
Na próxima semana, uma reunião entre os prefeitos, os técnicos dos municípios e representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) será realizada em Imbé para tratar das licenças ambientais necessárias para avanço das duas obras.
Para o chefe do Executivo de Osório, Roger Caputi, as pautas são fundamentais para as duas cidades. “Já participamos de outros encontros e colocamos nossa equipe técnica a disposição para trabalhar em parceria com o governo de Imbé no andamento dessas duas questões que são vitais para o desenvolvimento dos dois balneários e, consequentemente, dos municípios”, afirmou o prefeito.
Além dos prefeitos e do vereador, esteve presente no encontro a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura de Imbé, Nélida Pereira, além do vice-prefeito e secretário de Obras e Saneamento Martim Tressoldi e do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária Fernando Campani, ambos de Osório.
———————————–
📝 TEXTO: Talis Ramon
📸 FOTO: Marcel Avila / ASCOM Prefeitura de Osório