Fórum Sesc de Educação reunirá mais de 11,7 mil professores gaúchos em agosto

Primeiro indígena a receber o título de doutor na UFRGS, Bruno Ferreira Kaingang é um dos palestrantes do Fórum Sesc de Educação promovido pelo Sesc/RS que ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de agosto. Com um trabalho reconhecido na área da educação indígena, Ferreira é um defensor de um modelo de escola intercultural, que respeite os processos próprios de construir conhecimentos dos povos originários do Brasil. Em sua palestra, no primeiro dia do evento, ele falará sobre como trabalhar esse assunto nas escolas regulares, valorizando e considerando suas histórias e culturas.

Com o tema História e Cultura Indígenas e Afro-brasileiras na Escola: Percursos e Desafios, o fórum também terá palestras sobre Culturas Afro-Brasileira, ministrada por Maria Rita Py Dutra; e Diversidade no Cotidiano Escolar, com Rossandro Klinjey. As inscrições de municípios estão encerradas e os professores de cada cidade já inscrita podem obter informações sobre suas participações junto às Secretarias Municipais de Educação. O evento vai reunir profissionais de 92 municípios gaúchos, de todas as regiões do RS (Abaixo a lista completa dos municípios inscritos para a atividade).

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Fórum Sesc de Educação

Data: 03 a 05/08 (Terça a Quinta-feira)

Horário: 19h às 21h

Informações: As inscrições de municípios estão encerradas e os professores de cada cidade já inscrita podem obter informações sobre suas participações junto às Secretarias Municipais de Educação

 

Programação:

 

03/08 (Terça-feira)

Tema: Cultura Indígena

Palestrante: Bruno Ferreira Kaingang – é especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia-EST e pesquisador em políticas públicas para a educação escolar indígena e em processos próprios de aprendizagem das crianças indígenas. Com indicação de tese destaque para concorrer ao Prêmio Capes e recomendação para publicação de seu trabalho, Bruno Ferreira Kaingang recebeu conceito A, quando defendeu sua tese de doutorado no PPG em Educação da UFRGS, tornando-se o primeiro indígena a receber título de doutor pela Universidade.

 

04/08 (Quarta-feira)

Tema: Cultura Afro-brasileira

Palestrante: Maria Rita Py Dutra – é doutora em Educação pela UFSM, na área de Políticas Públicas, na qual realizou a pesquisa Cotistas Negros da UFSM e o Mundo do Trabalho, e Mestra em Ciências Sociais pela mesma universidade, na área de Instituições, Cultura e Globalização. Possui especialização em Supervisão Escolar (FAPAS) e licenciatura em Pedagogia (UFRGS).

 

05/08 (Quinta-feira)

Tema: Diversidade no Cotidiano Escolar

Palestrante: Rossandro Klinjey – é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor de vários de livros, é consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

 

* Municípios inscritos para participar:

Hulha Negra

Lavras do Sul

Bento Gonçalves

Guaporé

Vila Flores

Protásio Alves

Fagundes Varela

Nova Prata

Cotiporã

São Valentim do Sul

Serafina Corrêa

Cachoeirinha

Rondinha

Nova Boa Vista

Almirante Tamandaré

Flores da Cunha

São José dos Ausentes

São Marcos

Nova Petrópolis

Vale Real

Frederico Westphalen
Palmitinho

Boa Vista das Missões

Dois Irmãos das Missões

Erval Seco

Taquaruçu do Sul

Caiçara

Vista Alegre

Gramado dos Loureiros

Nonoai

Rio dos Índios

Cerro Grande

Iraí

Lageado do Bugre

Novo Tiradentes

Jaboticaba

Arvorezinha

Canudos do Vale

Colinas

Doutor Ricardo

Ilópolis

Montenegro

Brochier

Tabaí

São José do Sul

Salvador do Sul

Palmeira das Missões

Formigueiro

Quevedos

Dilermando de Aguiar

Pinhal Grande

Itaara

Toropi

Santiago

Júlio de Castilhos

Jari

Ivorá

Silveira Martins

São Miguel das Missões

Ubiretama

Senador Salgado Filho

Mato Queimado

Cerro Largo

Eugênio de Castro

Giruá

São Borja

Unistalda

Tupandi

Harmonia

São Sebastião do Caí

Bom Princípio

Pinhal da Serra

Esmeralda

Campestre da Serra

Monte Alegre dos Campos

Santa Clara do Sul

Gramado Xavier

Passo do Sobrado

Paverama

Vale verde

Mato Leitão

Vera Cruz

Rio Pardo

Capivari do Sul

Viamão

Barão do Cotegipe

Cruzaltense

Aratiba

Marcelino Ramos

Carlos Gomes

Quatro Irmãos

Faxinalzinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *