ESF Nova Nordeste lança grupo contra tabagismo

O Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nova Nordeste iniciou na última quinta-feira (10) um grupo contra o uso do tabaco. A iniciativa, que conta com palestras e vídeos de esclarecimentos sobre os malefícios do uso do cigarro, teve orientação do Médico da Família, Orlanilson da Silva Irineu, e da coordenadora e estrategista do ESF, enfermeira Silvana Anzilero.

Entre os mais de 20 fumantes que participaram do primeiro encontro estava Maria da Silva, 69 anos de vida, 25 deles sob dependência do tabaco. Após uma cirurgia de joelho, Maria se inscreveu no grupo acreditando que abandonar o vício seria fundamental na recuperação pós-cirúrgica. “Agora que voltei a caminhar normalmente sei que terei uma vida ainda melhor se parar de fumar. Seria irônico, para não dizer trágico, se o cigarro prejudicasse a circulação sanguínea das minhas pernas que tanto lutei para voltar a ter saúde”, disse, empolgada.

O grupo se reunirá em mais cinco oportunidades. As inscrições para participação até esta quarta-feira (16) diretamente no ESF, que fica na Rua Maria Clara Machado, n° 175, bairro Nova Nordeste.

_

Texto: Talis Ramon

Foto: Alexandre Nogueira


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *