Escritora Leda Saraiva Soares recebe a honraria máxima do Estado

Um dos maiores ícones da cultura de Tramandaí e do Litoral Norte recebeu em Porto Alegre nesta segunda-feira (19/08), a distinção máxima do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisadora, historiadora e escritora Leda Saraiva Soares foi homenageada na Assembleia Legislativa com a Medalha Mérito Farroupilha. A honraria foi proposta pelo deputado Gabriel Souza, que fez a entrega junto com o presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara.

Em seu discurso, Leda Saraiva fez questão de dividir a honraria com a comunidade do litoral, amigos e familiares e lembrou-se do começo de sua trajetória: “Por ter raízes nesta região, eu passei a me preocupar quando percebi que o Litoral não tinha sua história registrada e que ela se perderia porque, em pouco tempo, não haveria mais ninguém para contá-la. Foi nesse momento de reflexão, nos anos 60, que assumi a responsabilidade de não permitir que isso acontecesse”, destacou Leda.

A escritora estava acompanhada do seu marido Noel José Soares e algumas de suas obras foram doadas para o acervo da Biblioteca Borges de Medeiros.

A cerimônia foi acompanhada pelo Prefeito de Tramandaí Luiz Carlos Gauto, Primeira Dama Lú Conde Gauto, Secretária de Educação Alvanira Ferri Gamba, representantes do Conselho de Cultura de Tramandaí, da Câmara de Vereadores, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, da Associação de Professores Aposentados de Tramandaí, e escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte.

👉Leda Saraiva Soares é pesquisadora, historiadora e autora de várias obras publicadas sobre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Formada em Língua Portuguesa e Literatura pela PUC/RS, ela é pioneira na pesquisa histórica da região litorânea. Foi fundadora da Academia de Escritores do Litoral Norte e diretora da Biblioteca Pública Municipal de Tramandaí. Já foi patrona de feiras do livro em diversos municípios litorâneos, com diversas obras publicadas. Atualmente, trabalha em dois projetos de livros infantis que serão lançados este ano e em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *