Escolas de Tramandaí apresentam projeto de combate a Dengue para a comunidade

O mosquito Aedes Aegypti (popularmente conhecido como mosquito da dengue), além de transmitir a própria dengue, também é o responsável pela febre amarela e a febre chikungunya.

O inseto se adapta ao ambiente urbano, onde encontra vários reservatórios ideias para sua fase larval. Ele vive dentro de casa e a reprodução acontece em água parada, seja ela suja ou limpa. 
Com uma grande facilidade de infestação, a prevenção pode ser feita nas residências.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Tramandaí, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), desenvolveu nas turmas de quarto ano do ensino fundamental das escolas de Tramandaí o projeto “EducaDengue: conhecer para combater”. O objetivo é habilitar os alunos para fazerem atividades de Agente Mirim, e atuarem como multiplicadores do projeto na escola.

Através disso, as turmas desenvolveram trabalhos de conscientização na sala de aula e levaram até os bairros em que vivem, fazendo com que o aprendizado sobre a proliferação seja apresentado em toda a comunidade de Tramandaí.

Na manhã desta quarta-feira (21/11), foi dia desses trabalhos serem expostos para o público. As escolas se instalaram no Ginásio Municipal e explicaram como funciona a prevenção, o combate e forma de abranger a educação ambiental desde a fase da infância.

O Prefeito Luiz Carlos Gauto foi prestigiar a exposição e com muita atenção ouviu todos os alunos e ressaltou o valor desse tipo de ação, afinal, é de extrema importância que o aprendizado sobre o combate à dengue seja feito desde criança, para no futuro isso ser passado para outras gerações.

Também estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Augusto Galaschi, o Secretário de Saúde Luciano Von Saltiel, a Secretária de Educação Alvanira Ferri Gamba, Secretária de Assistência Social Cristiane Müller, Chefe de Gabinete da Administração Junior Menezes. Agradecimento a todas as secretarias envolvidas, especialmente pela equipe da Vigilância Ambiental coordenada pelo Victor Ilha e todas as escolas envolvidas.

Durante a tarde será realizada a premiação dos projetos, a exposição ficará aberta até às 16h.

 

Alanna Hanna

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: