Eduardo Leite anuncia mais três secretários

Nessa segunda-feira (10), o governador eleito do RS Eduardo Leite (PSDB) anunciou mais três nomes que vão compor o secretariado do governo. Os novos membros do primeiro escalão, a partir de 1º de janeiro, são Leany Lemos para o Planejamento, Tânia Moreira na Comunicação e Eduardo Cunha da Costa na Procuradoria-geral do Estado (PGE).

Eduardo destacou que o processo de escolha foi realizado com muita responsabilidade. De acordo com ele, “são secretarias estratégicas porque afetam todo o governo, por ter vem uma atuação em conjunto com outras pastas”.

Durante o período eleitoral, o tucano falou da importância de buscar exemplos com êxito em outros Estados. Por meio dessa observação, chegou até o nome da secretária de Planejamento. “Conversei com economistas que observaram esses desempenhos e me apresentaram a Leany como uma técnica respeitada, que já é servidora pública e que, além de ter o respaldo técnico, está com muita disposição para participar deste projeto”, revelou.

A experiência de Tânia Moreira junto da Comunicação gaúcha foi o fator que levou Eduardo Leite a confirma-la na pasta. “Pela relação que estabelecemos, as relações que ela possui com a imprensa, naturalmente se estabeleceu como um nome para a Comunicação. Estou muito seguro que temos nela alguém com capacidade de gestão e respaldada tecnicamente”, justificou o governador eleito.

O terceiro nome, Eduardo Cunha da Costa, é funcionário do quadro da PGE, conforme pede a legislação. “Observei nele a juventude e, ao mesmo tempo, o preparo. Com intensa atuação, já é procurador-geral adjunto, o que revela a capacidade técnica e política na condução da procuradoria”.

Segundo Eduardo Leite, a próxima secretaria que deve ter definição de secretário é Governança e Gestão Estratégica. De acordo com Eduardo, o nome está definido. “Estamos formatando a composição do governo com muita tranquilidade e serenidade”, concluiu.

Procuradoria-geral do Estado

Eduardo Cunha da Costa é Procurador do Estado desde maio de 2007. Entre 2011 e 2014, atuou no Tribunal de Contas do Estado e desde dezembro de 2016 é Procurador-Geral Adjunto. Costa é doutorando em Direto pela Universidade de Roma e foi professor convidado da Universidade Columbia, de Nova Iorque, e da Universidade de Paris II.

Secretaria da Comunicação

Tânia Moreira é Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas. Começou sua carreira no Jornal do Almoço, na RBS TV, onde ficou por 15 anos. Foi Diretora da TV Assembleia e Diretora da TVE. Fez eventos para clientes como o Ministério do Trabalho, Famurs, Massey Ferguson. Faz cursos de Media Trainning e Oratória e possui experiências na coordenação de campanhas políticas na área de rádio e televisão desde 1990, inclusive na de Eduardo Leite. Além destas experiências, também foi secretária de Comunicação de Porto Alegre.

Secretaria do Planejamento

Leany Lemos é Mestre em Ciência Política (1988) e Doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília. Fez pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders (2009-2011). Recebeu o prêmio ALACIP de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, 2005. Foi pesquisadora colaboradora plena do Instituto de Política/ UnB entre 2008-2013, e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal de 2015 a 2018. É servidora de carreira do Senado Federal desde 1993 e professora do mestrado em Gestão Pública no Instituto de Direito Público (IDP), desde 2017.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: