DRIVE-THRU E VACINAÇÃO NOS POSTOS POR AGENDAMENTO

Com a chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde de Imbé vai realizar um mutirão de vacinação para agilizar a imunização de idosos contra a doença. A estratégia inicia nesta sexta-feira (19) com um drive-thru exclusivo para aplicação da segunda dose em quem recebeu a primeira em Imbé, e avançará na próxima semana com imunização de idosos de 78 e 79 anos por agendamento nas unidades de saúde.
Segundo a enfermeira Caroline Pimenta, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, o drive-thru será realizado no Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala, no Centro, das 9h às 17h30, e atenderá apenas os idosos cujo agendamento para segunda dose informado no cartão de vacinação seja para o dia 19 de março ou antes. “Aqueles idosos que receberam a primeira dose da vacina em Imbé, já estão em tempo de receber a segunda dose e têm condição de se deslocar de carro até o ponto de drive-thru, receberão a aplicação no local, com toda a segurança. Mas a vacinação em domicílio não vai parar”, explica Pimenta. O acesso ao ponto de vacinação será pela Rua Herval a partir da Avenida Santa Rosa (sentido Centro-bairro). “As vacinas para segunda dose já estão reservadas. Ou seja, não precisa amanhecer na fila do drive-thru. Basta procurar o local no horário definido com a carteira de vacinação em mãos”, complementa.
Sobre a vacinação nas unidades de saúde, a enfermeira explica que o atendimento será agendado conforme os dados extraídos do Vacinômetro, portal de cadastramento lançado pela Prefeitura em fevereiro exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19. Nesta primeira fase de vacinação nos postos, apenas idosos com 78 e 79 serão imunizados. Até esta quinta-feira (18), 389 idosos nesta faixa etária já estavam cadastrados no sistema. “Nossa equipe vai ligar e agendar o horário e o local para aqueles que têm condição de se deslocar até uma sala de vacinas. Lá teremos uma profissional aguardando para atendimento, sem filas e sem aglomerações”, detalha o secretário da Saúde, enfermeiro Tierres da Rosa. “Não adianta ir na unidade se não tiver com agendamento prévio. Isso só vai causar tumulto e aglomeração, tudo o que a gente não precisa neste momento”, apela Tierres.
O prefeito Ique Vedovato lembra que o avanço da campanha de imunização só é possível com a chegada de novas doses, e explica que a vacinação em domicílio seguirá acontecendo naqueles casos em que o idoso não puder se deslocar. “Assim como na primeira fase, nós continuaremos atendendo os idosos em domicílio se necessário. O drive-thru e a vacinação nos postos é uma forma de agilizar a chegada do imunizante para aqueles que têm condição de deslocamento. Mas é importante deixar claro que todos os idosos serão vacinados, o que não afasta a necessidade de seguir os protocolos de distanciamento e higiene que ajudam a proteger do vírus”, reforça.
Mais esclarecimentos sobre a vacinação podem ser obtidos pelo Vacinômetro – vacina.imbe.rs.gov.br – ou no setor de Vigilância Sanitária através do telefone (51) 3627-8299.
————————————————
📸 ARTE: Rafael Camilio

Um comentário em “DRIVE-THRU E VACINAÇÃO NOS POSTOS POR AGENDAMENTO

  • 19 de março de 2021 em 06:33
    Permalink

    Já fiz o pré cadastro para minha mãe que tem 80 anos, e estou até agora aguardando a ligação, para agendar a vacina, disponibilizei dói números de telefone para contato, mas até agora nenhum chamou, e como já estão vacinando 78 e 79 anos?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *