DP DE IMBÉ PASSA A CONTAR COM CARTÓRIO ESPECIALIZADO EM CRIMES CONTRA OS ANIMAIS 🐶🐱👏

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (13) o Cartório Especializado em Crimes contra os Animais na Delegacia de Polícia (DP) de Imbé. Com isso, o órgão recebe o selo institucional “Delegacia Amiga dos Animais” e conta com uma sala exclusiva para atendimentos de crimes de maus tratos com os bichinhos. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Ique Vedovato, o vice-prefeito Régis Cacetinho, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), o delegado titular da 23ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), Paulo Perez e o titular da DP de Imbé, Antônio Ractz Júnior.
Conforme Ractz, esse projeto da Polícia Civil (PC) é uma demanda antiga da corporação e já está em prática em diversas cidades do Estado, apresentando resultados muito positivos. “Temos um governo municipal muito parceiro nas nossas ações e, especificamente nas questões de crimes contra os animais, a parceria é muito forte através do Departamento de Proteção Animal (Depan) e da Associação Imbeense de Proteção aos Animais (Aimpa)”, disse.
Já o delegado Perez enfatizou que a DP de Imbé é a quinta da regional a inaugurar o cartório. “Com isso a Polícia Civil pode aperfeiçoar ainda mais o combate aos maus tratos e outros crimes contra os animais. Essa atuação é sobre uma causa nobre”, destacou.
Ique lembrou a parceria entre os órgãos de segurança pública da cidade e a atuação da Prefeitura em diversas ações conjuntas entre a PC, Brigada Militar e Guarda Municipal, inclusive na apuração de denúncias de maus tratos contra os animais. “Nossa Secretaria de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura, através do Depan e também na parceria com a Aimpa estão atentos a muito atuantes nestas causas, sempre com uma rápida resposta, e ações eficazes de enfrentamento”, complementou.
O deputado Gabriel Souza, que é médico veterinário, lembrou que a criação dos cartórios nas DPs é pioneiro no Brasil e que a proteção aos animais é uma demanda fundamental nas ações de segurança pública. Ele também recordou que, quando foi relator das alterações do Código Estadual do Meio Ambiente, incluiu diretrizes para proteção aos bichinhos. “O Rio Grande do Sul está mais avançado do que o Código Civil Brasileiro, que ainda trata os animais como ‘coisas’ e não como seres sencientes”, ressaltou.
Também participaram da inauguração secretários municipais, vereadores e representações da Brigada Militar, Aimpa e Consepro.
————————————————
📝 TEXTO: Leandro Luz
📸 FOTOS: Ivan de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *