DEZEMBRO VERDE: CAMPANHA EM IMBÉ INCENTIVA A ADOÇÃO PARA COMBATER O ABANDONO DE ANIMAIS 💚🐶🐱

Destaque Geral Imbé
O Dezembro Verde é uma campanha que busca sensibilizar a população sobre o respeito aos animais e, da mesma, forma reforçar que o abandono e maus-tratos são condutas criminosas. Diante desta iniciativa, o Departamento de Proteção Animal (DEPAN) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) organizou feiras de adoção de animais que serão realizadas no Lago do Braço Morto, no próximo sábado (04) e no dia 18 de dezembro.
A escolha deste mês para a campanha está relacionada ao fato de que, neste período do ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva. “Acontece de famílias deixarem seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano”, afirmou a diretora do DEPAN, Giovana Ghidini.
Segundo ela, entre os principais motivos para o abandono estão viagens ou mudança de residência, ninhadas indesejadas, animais idosos ou doentes que necessitam de cuidados especializados, questões financeiras e dificuldades de convívio com crianças que tenham problemas alérgicos. “Todas estas questões têm solução e não é o abandono”, enfatizou.
“Por isso estaremos intensificando neste mês a sensibilização das pessoas para a guarda responsável, pois os animais são seres vivos que sentem fome, frio, dor, são seres sencientes, e ao serem abandonados ficam sujeitos a todo tipo de crueldade, podendo ser vítimas de violência, atropelamentos e suscetíveis a doenças. Eles precisam de abrigo, cuidados veterinários, alimento, água e, claro, muito amor e carinho”, reiterou Giovana.
———————————–
📝 TEXTO: Matheus Vargas
📸 ARTE: Gabriel Reinheimer