Delegação do campus do IFRS/Osório já está na 17º Febrace

Alunos e professores do Campus Osório já estão na 17º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece de 19 a 21 de março de 2019, no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo. Das quatro pesquisas do IFRS que estão no evento, três são do Campus Osório e uma do Campus Caxias do Sul.

Entre os nossos trabalhos apresentados está o projeto “Catchpooh: Aproveitamento de Resíduos para Biossíntese de Celulose e Confecção de Embalagem”, que tem parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa busca reaproveitar a casca da macadâmia para “alimentar” os micro-organismos da celulose. A orientadora do estudo é a professora Flávia Twardowski – que é finalista no Prêmio Professor Destaque e leva seus orientandos pela sexta vez à feira.

Prêmio Votação Popular na Febrace 2019

O projeto mais votado através da página Febrace Virtual será premiado com um troféu. Para votar no projeto do Campus Osório é necessário fazer login no Facebook e clicar no botão “Curtir” na página do trabalho.

Confira abaixo detalhes dos projetos do Campus Osório presentes na Febrace

Catchpooh: Aproveitamento de Resíduos para Biossíntese de Celulose e Confecção de Embalagem – O projeto busca reaproveitar o resíduo agroindustrial da macadâmia para a síntese microbiana de biomembranas. Autores: Juliana Davoglio Estradioto, Flávia Santos Twardowski Pinto (orientador), Thiago Rafalski Maduro (coorientador) – Campus Osório – área Ciência e Tecnologia de Alimentos

Estudos acerca das Variações Linguísticas de Língua Brasileira de Sinais no Litoral Norte Gaúcho – O projeto busca analisar listas de palavras e constatar os sinais da Libras mais usuais no Litoral Norte gaúcho, a fim de desenvolver uma plataforma didática específica para a região. O objetivo principal é que esta língua seja viabilizada e difundida na comunidade local. Autores: Ana Clara Jardim da Silva, Aline Dubal Machado (orientador), Ingrid Gonçalves Caseira (coorientador) – Campus Osório – área Comunicação

Qualidade Ambiental das Areias de Praia do Litoral Norte Gaúcho – O  projeto tem como objetivo investigar as condições sanitárias das areias das praias de Cidreira e Atlântida Sul, visto que atualmente, apenas a água é analisada e somente no período do veraneio. Autores: Vanessa Teixeira da Rosa, Júlia Oscar Destro, Flávia Santos Twardowski Pinto (orientador), Claudius Jardel Soares (coorientador) – Campus Osório – área Biologia Geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *