Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul completa 126 anos

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) no Estado comemora hoje, dia 1º de março, seu 126º aniversário. Inicialmente administrada pelo município, e denominada Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, o 1º Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul contava com um efetivo de 17 homens – os “dezessete legendários bombeiros”.

Com características militares e veículos movidos à tração animal, o Corpo de Bombeiros, à época, estruturava-se em 1ª Seção de Incêndio localizada na Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre e 2ª Seção de Incêndio, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre. A Corporação era mantida através da cobrança de uma taxa, junto de impostos do comércio, da indústria e proprietários de imóveis, além de auxílio da Intendência Municipal e das Companhias Seguradoras contra o fogo.

Hoje, o CBMRS é uma instituição autônoma, que integra as forças da Secretaria da Segurança Pública do RS. Tem unidades que, a partir de 93 municípios, atendem todos os cantos do Estado, cerca de 3 mil servidores na ativa, distribuídos em 12 Batalhões de Bombeiro Militar e uma Companhia Especial de Busca e Salvamento, veículos modernos e de alta tecnologia, além de um legado de honra e serviços à população gaúcha. Mesmo neste momento crítico de pandemia, os homens e mulheres do CBMRS nunca param e seguem firmes na missão de proteger a sociedade, mesmo que com o risco da própria vida.

Olhando para o passado, construímos o presente e planejamos o futuro, sempre com a missão de Salvar e Proteger. Vida longa ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul!

126 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

Canal oficial da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as novidades sobre as forças de segurança gaúchas. Acesse também as páginas no Twitter e Instagram (@ssp_rs), no Facebook (SegurancaPub Crédito: SSP RS

Texto: Ascom CBMRS
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *