Contenção das dunas sofre novo ato de vandalismo em Imbé

Quase dois meses depois de sofrer ato de vandalismo, parte das estruturas de cercas de contenção das dunas da orla, instaladas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA), na altura da Avenida Não-Me-Toque foram roubadas. Conforme o biólogo da pasta, Pedro Terra Leite, quatro barreiras de contenção, chamadas de sand fances, foram levadas. A ação prejudica o trabalho de recuperação das dunas frontais, que integra o Plano de Manejo de Dunas do Município.

Este processo consiste na decomposição sobre o solo de cobertura vegetal morta, a instalação de estruturas de cercas de contenção, chamadas de sand fences, ou outros métodos estruturais, compostos de materiais naturais, que também desempenham funcionalidade, possibilitando até o povoamento de espécies da fauna, por considerar abrigo e proteção.

Segundo o biólogo, as ações ocorrerão nos locais onde as dunas frontais estão degradadas em função da extração irregular de areia e junto a saídas de ruas que formam córregos de escoamento das águas das chuvas, que também acabaram degradando as dunas. Um trabalho de monitoramento acontece para acompanhar o desenvolvimento da recuperação das dunas. “Pedimos a comunidade para que colabore preservando as dunas e as cercas de contenção. Este trabalho é muito importante às futuras gerações para que estas não passem pelos problemas que hoje estamos enfrentando”, destaca o secretário da SEMMAPA, Clairton Alves.

 

 

One thought on “Contenção das dunas sofre novo ato de vandalismo em Imbé

  • 21 de dezembro de 2017 at 08:37
    Permalink

    Seguidamente vejo pessoas de motos e ou quadriciclo fazendo trilha nas dunas em imbé entre a rua Caxias e carazinho.Dunas são protegidas e como que estes ignorantes tem capacidade de fazer isso. A quem chamo ou comunico no momento para atuar estes imbecis? Sou moradora da rua taquara e vejo isso seguidamente.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *