Com apoio da Defensoria Pública, campanha Máscara Roxa é lançada em várias regiões do RS

A campanha Máscara Roxa, que visa a incentivar mulheres vítimas de agressão a denunciarem os casos, terá a divulgação expandida para várias regiões do estado. Na manhã da última terça-feira (30), a divulgação ocorreu nas cidades de Palmeira das Missões, Sarandi e Frederico Westphalen.

Serão realizadas reuniões online pelo aplicativo zoom, organizadas pelo Comitê Gaúcho ElePorElas, com duração média de 1h15min. O horário de início dos eventos online será sempre às 10h30 com a participação de representantes de municípios sedes de cada região, além de membros das Instituições que apoiam a iniciativa.

A Defensoria Pública do Estado é representada pela dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM, defensora pública Liseane Hartman.

As vítimas podem denunciar as agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Os profissionais nas farmácias conveniadas já receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima.

Confira a programação de divulgação nas sedes regionais:

30/06 – Palmeira das Missões, Sarandi e Frederico Westphalen.

02/07 – Santa Maria, Tupanciretã, Cruz Alta, Faxinal do Soturno, Santiago e Restinga Seca.

07/07 – Tenente Portela, Três de Maio, Três Passos, Erechim , Santo Ângelo , Ijuí, Carazinho e Santa Rosa

09/07 – Rio Grande, Pelotas, Livramento, Piratini, Jaguarão, Camaquã e São Lourenço do Sul.

14/07 – Passo Fundo, Carazinho, Soledade, Guaporé, Casca e Não-Me-Toque.

16/07 – Torres, Capão da Canoa, Imbé e Osório.

21/07 – Canoas, Nova Santa Rita, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Vale dos Sinos, Santa Cruz do Sul, Estrela e Cachoeira do Sul.

23/07 – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Encantado, Guaporé, Vacaria, Gramado e Canela

28/07 – Triunfo, Montenegro, Taquari, Lajeado e São Jerônimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *