Chuva de sementes de açaí juçara nos céus de Osório

O Projeto Taramandahy – Fase III convida para a 2ª Chuva de Sementes de juçara em voo livre, evento que promove reflorestamento da palmeira juçara (Euterpe edulis), espécie nativa da Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Borússia, em Osório. O Projeto é realizado pela  Anama, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

A dispersão de sementes ocorre da seguinte forma: cada atleta recebe uma sacola com aproximadamente 2 kg de sementes pré-germinadas para serem dispersadas durante seu voo sobre a APA. A ideia de chamar a atenção para manutenção das espécies como a juçara, em processo de extinção, reforça o conjunto de ações de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, proposto pelo Projeto. A palmeira juçara, assim como a Euterpe oleracea, de ocorrência na Floresta Amazônica, origina o fruto que, quando despolpado produz o açaí.

A Chuva de Sementes ocorrerá dia 2 de fevereiro, a partir das 9h da manhã, na Rampa Nordeste da Borússia e conta com parceria com o Clube Anhangava de Voo Livre de Osório. O evento é gratuito e em caso de mau tempo, será transferido. Mais informações com Antônio Augusto Ungaretti Marques, pelo telefone (51) 99685-0465 e agendamento de voos duplos no dia com Flavinho, pelo (51) 99981-6869.

 

Anaiara Letícia Ventura da Silva

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: