Capão da Canoa promove Dia de Campo em Pesca Artesanal

A Emater/RS-Ascar promoveu no plenarinho da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, uma Tarde de Campo em Pesca Artesanal, onde foram abordadas a prevenção do câncer de pele, o recebimento de protetor solar do Governo do Estado e a prevenção as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORTs) e direitos sociais. O evento foi realizado no intuito de levar orientações aos pescadores e pescadoras para contribuir na diminuição da penosidade e na promoção à saúde.

O encontro iniciou às 13h30, com uma palestra da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) que tratou sobre formas de prevenção para evitar câncer de pele, tendo em vista que os pescadores passam muito tempo de sua jornada expostos ao sol. Também foram passadas orientações pela Secretaria Municipal de Saúde de como adquirir protetor solar, por meio do programa estadual de prevenção e combate de doenças associadas à exposição solar, uma vez que o cadastro é feito na Farmácia Municipal.

Durante a Tarde de Campo também foram repassadas informações de como se prevenir das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho e a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Capão da Canoa, Dalva Pugen, fez o convite para que os pescadores participem da Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada em julho.

Segundo Dalva, a Conferência é uma importante oportunidade para os pescadores se informarem de seus direitos e ainda acessarem as políticas públicas de assistência social.

Prestigiaram a Tarde de Campo o gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Ademir Santin e o secretário municipal de Saúde, Mauro dos Santos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre.

Bernardo Zamperetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *