Capão da Canoa possui Ambulatório de Apoio à Rede com serviços especializados

Destaque Galeria Geral Tecnologia

No local são realizados três serviços de saúde: Melhor em Casa, Ambulatório de Feridas e Programa de Estomias e Fraldas

Em funcionamento desde 2019, o Ambulatório de Apoio à Rede, serviço vinculado à Secretaria da Saúde, possui três programas em funcionamento: o Melhor em Casa, o Ambulatório de Feridas e a Programa de Estomias e Fraldas. O ambulatório tem por objetivo realizar atendimentos especializados que são encaminhados pelos postos ESFs – Estratégias de Saúde da Família.
O Melhor em Casa é um serviço de atendimento domiciliar composto por equipe multidisciplinar que presta atendimento no domicílio do paciente. A equipe é composta por um médico, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem. Para ser atendido pelo programa o paciente precisa ser encaminhado pelo ESF de sua referência ou que ter recebido alta hospitalar para atendimento domiciliar.
O Ambulatório de Feridas funciona da seguinte forma: os pacientes são encaminhados após avaliação do ESF de sua referência; são realizados curativos de feridas crônicas com materiais especiais; os atendimentos são agendados semanalmente e quinzenalmente conforme necessidade da ferida. A equipe é composta por uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, além da recepção.
No Programa de Estomias e Fraldas os serviços acontecem da seguinte forma: as estomias são provenientes de processo administrativo estadual, onde são feitas as distribuições dos materiais estomizados; no ambulatório são realizadas as trocas das bolsas de colostomia; quanto à distribuição das fraldas, é um programa que passou a ser dispensado pelo município, desde que o paciente atenda aos critérios exigidos para o recebimento de fraldas. Para esse programa a família precisa estar cadastrada no Cadastro Único. A equipe é composta por uma enfermeira, auxiliar administrativo e recepção.
O Ambulatório de Apoio à Rede localiza-se na Rua Honório Germano, nº 1052, bairro São Jorge, ao lado da Escola de Educação Especial Ana Bauer Felício, antigo ESF São Jorge. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.