Caiacada “Água para todos” comemorará o Dia Mundial da Água

Vem aí a 4ª Caiacada do Projeto Taramandahy – Fase III, comemorando o Dia Mundial da Água (22/3), cujo tema de 2019 é “Água para Todos”, instituído pela ONU. Com percurso inédito pelo rio Três Forquilhas, a largada será no Balneário Municipal. Nesta edição, a Caiacada também fará parte das festividades de aniversário do município de Três Forquilhas, promoverá o “Roteiro turístico dos vales e das águas” e contará com uma feira de produtos agroecológicos na chegada (no Sítio Lima e Silva), somando forças entre turismo e agricultura sustentável.

Outra data a ser destacada no evento é o Dia Mundial das Florestas (21/3), que será comemorado com plantio de árvores nativas da Mata Atlântica na mata ciliar e com o destaque à mensagem “Sem florestas não tem água, assim como sem água não é possível existir florestas”.  Após o tradicional ‘Salchipão’, vai ocorrer o Bate-Papo Ambiental, sincronizando os temas: ‘recursos hídricos’, agroecologia, florestas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030/ONU.

‘Água Potável e Saneamento’ é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS Nº6) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, reunindo um conjunto de metas a serem cumpridas até o ano de 2030 (Agenda2030). A ODS Nº6 atua no sentido de “assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”, ao destacar a água no “centro do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões – ambiental, econômica e social”. Sendo os recursos hídricos e seus serviços associados, sustentáculos dos esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental: “O acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental” (Agenda 2030, ODS Nº6).

Além da colaboração com os ODS, as atividades realizadas pelo Taramandahy também fazem parte das ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil (PAN Lagoas do Sul), coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em tempo, a proposta é uma ação de qualificação dos membros do Comitê Tramandaí, sendo realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase III, da Anama, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, e apoio do Comitê Tramandaí.

  A Caiacada “Águas para todos” inicia às 8h30, com recepção dos participantes. Inscrições prévias podem ser feitas pelo e-mail comitetramandai@yahoo.com.br. Para mais informações, o assessor técnico do Projeto, turismólogo Tiago Lucas Corrêa, fica disponível pelo telefone ou WhatsApp 985121012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *