Bombeiros recebem viatura Auto Bomba Tanque, em Osório

Na tarde desta quinta-feira (1º), foram entregues ao Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, equipamentos para a criação do Centro de Controle Integrado e de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT). O Corpo de Bombeiros de Osório vai poder utilizá-la na BR-101, Estrada do Mar e Rota do Sol.

Tais materiais foram adquiridos, por meio do Termo de Cooperação, firmado no ano de 2013, entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como contrapartida socioambiental pela duplicação da BR-101 entre os municípios de Osório e Torres. Este Programa é financiado pelo DNIT, executado pela UFRGS, pontualmente pelo Grupo de Gestão de Riscos e Desastres (GRID) do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres  (CEPED/RS). O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, também atual Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e será operado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

O projeto é composto por seis metas, dentre elas, destacam-se:
A Meta 3 – Montagem e Implementação de um Centro de Controle Integrado (CCI), objetivo central da solenidade. O CCI possui a função de centralizar e gerir da melhor forma as ações de respostas tanto em acidentes envolvendo Produtos Perigosos, como também acidentes dos demais tipo, servindo da forma mais eficaz possível à população. Este CCI é equipado com um moderno sistema de Vídeo Wall, capaz de operar 7 dias por semana, 24 horas por dia e 365 dias por ano, bem como de receber imagens de câmeras de monitoramento de trânsito e/ou de cidades. Tem também quatro estações de trabalho, servidor de dados e servidor de segurança de dados, todos concentrados numa sala completamente revitalizada e climatizada.

E a Meta 5 – Aquisição de veículos, equipamentos e materiais para respostas aos acidentes envolvendo produtos perigosos. Esta meta previu a aquisição de 20 diferentes equipamentos entre veículos, EPIs e ferramentas. Dentre as aquisições, destaca-se uma viatura leve Picuk-Up S10, 4×4 ano 2018 e uma viatura pesada, um caminhão Auto Bomba Tanque, especializado para o atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos.

_

Foto e vídeo: CBMRS/ Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *