Amlinorte entrega novas cadeiras e poltronas ao Hospital Tramandaí

A soma de esforços dos 23 municípios do Litoral Norte gaúcho garantiu a compra de novas cadeiras e poltronas estofadas ao Hospital Tramandaí (HT). A entrega simbólica do material foi feita na manhã da última segunda-feira (10), em solenidade reservada realizada na recepção da instituição. O prefeito de Imbé e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, a Amlinorte, Pierre Emerim, participou do ato, que contou com a presença do diretor do HT, Luis Genaro Figoli, e do diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Gilberto Barrichello, além dos prefeitos de Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal.

A doação foi aprovada em assembleia de forma unânime pelos 23 prefeitos da região. O investimento total por parte da Amlinorte somou R$ 19,5 mil. O HT é a referência microrregional para os municípios de Imbé, Tramandaí, Balneário Pinhal, e Cidreira, totalizando uma população de pelo menos 75 mil habitantes. Além disso, é o único hospital com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na região, sendo referência em Gestação de Alto Risco para os 23 municípios do Litoral Norte. “Isso justifica o pequeno e necessário investimento feito coletivamente pela região. Por aqui passam diariamente muitas pessoas, inclusive gestantes, que precisam desta humanização no acolhimento primário”, disse Pierre.

O diretor do HT aproveitou o ato para agradecer o empenho da comunidade e das prefeituras locais que colaboraram na reconstrução de parte da estrutura hospitalar destruída após o ciclone bomba que atingiu a região há pouco mais de um mês. “Foram mais de 300 metros quadrados destruídos. Os prefeitos de Imbé e Tramandaí chegaram aqui cedo e colocaram suas equipes à nossa disposição. A população também entendeu nosso drama e fez doações de todo tipo. Em dois dias recuperamos tudo”, lembrou Genaro. “A pandemia derrubou nossa capacidade de investimento em melhorias físicas, em função da grande necessidade de compra de equipamentos, medicamentos e até mesmo de material humano. E essa parceria com a Amlinorte tem sido fundamental para garantir a execução das nossas atividades sem deixar de atender uma pessoa sequer”, agradeceu Barrichello.

Antes do encerramento, os prefeitos encaminharam a documentação legislativa que autorizará a compra de cinco novos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19. Com isso, o Hospital Tramandaí, que já conta com 10 leitos de UTI para pacientes em geral e mais seis leitos destinados a pacientes com que necessitem de internação em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus, terá 21 leitos a disposição da comunidade. “Já fizemos a pactuação dos recursos junto ao Estado e num rateio proporcional entre os 23 municípios da região. A expectativa é que a entrega dos equipamentos ocorra até o final deste mês. É um investimento significativo em saúde, a nossa total prioridade neste momento de pandemia”, finalizou o prefeito de Imbé e presidente da Amlinorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *