Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí realiza ação em comemoração ao Dia Nacional da amazônia Azul

Militares da Marinha do Brasil atuaram na limpeza de praias, rios e orlas de Tramandaí

A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai) realizou no dia 16 novembro, atividades em comemoração ao Dia Nacional da Amazônia Azul. A ação da Marinha do Brasil (MB) tem o objetivo de incentivar a mentalidade marítima na sociedade através do slogan “Nosso mar. Nossas águas. É Brasil!”.

A data visa, além da limpeza das águas, promover ações com foco no binômio conscientização ambiental X segurança do tráfego aquaviário. A MB, em contribuição à divulgação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, tem desenvolvido ações de combate à poluição marinha em todo território nacional, seguindo medidas de prevenção ao Coronavírus. 

Sediada na Capital das Praias do Litoral Norte Gaúcho, a AgTramandai através da atuação de seus militares, retirou 190 quilos de lixo de ambientes aquáticos (orla da Praia de Tramandaí e Rio Tramandaí).

Amazônia Azul

         O Brasil possui o direito de explorar uma extensa área oceânica, com cerca de 5,7 milhões de km2, o que equivale a, aproximadamente, metade da massa continental brasileira. No mar estão as reservas do pré-sal e dele são retirados cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Pelas rotas marítimas do Brasil são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados. Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância estratégica desse imenso espaço marítimo, a Marinha do Brasil passou a denominá-lo “Amazônia Azul”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *