ūüõĎ INSS amplia servi√ßo alternativo para receber documenta√ß√£o de segurados

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm uma nova alternativa para entregar a documentação que falta para concluir a análise de seus requerimentos. Com as agências fechadas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus, o atendimento no instituto está sendo feito apenas remotamente. A novidade é o serviço chamado Exigência Expressa que, desde julho, está em vigor em São Paulo e agora será estendido a todo o país.

Passo a Passo

Os documentos poderão ser entregues em urnas que ficam na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS na unidade mais próxima de sua residência.

Para assegurar a entrega dos documentos √© preciso fazer agendamento pelo telefone 135 ou no¬†site¬†Meu INSS, tendo em m√£os o n√ļmero do protocolo do benef√≠cio em an√°lise, nome e CPF da pessoa que efetivamente depositar√° o envelope na urna.

Ao agendar o servi√ßo de Exig√™ncia Expressa, o usu√°rio dever√° preencher o formul√°rio de autodeclara√ß√£o de autenticidade e veracidade das informa√ß√Ķes, incluindo o formul√°rio e os documentos solicitados em envelope que dever√° ser lacrado e identificado pelo lado de fora, com os seguintes dados: nome completo, CPF, endere√ßo completo; telefone (mesmo que para recado),¬†e-mail¬†(se tiver) e n√ļmero do protocolo do agendamento.

Depois disso, o cidadão deve depositar o envelope em urnas posicionadas nas portas das agências, pelo lado de fora. A caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Segundo o INSS para pedidos de antecipação do auxílio-doença a Exigência Expressa não vale, nesses casos, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

N√£o ser√£o aceitos os documentos originais, somente as c√≥pias, que n√£o precisam ser autenticadas em cart√≥rio. √Č imprescind√≠vel, por√©m, que estejam leg√≠veis e sem rasuras. A autentica√ß√£o s√≥ √© obrigat√≥ria quando se exige do segurado que apresente procura√ß√£o para fins de recebimento de benef√≠cio.

Al√©m da documenta√ß√£o solicitada √© preciso colocar no envelope o formul√°rio de cumprimento de exig√™ncia expressa. Esse documento pode ser retirado ao lado da caixa coletora e devem ser preenchidas todas as lacunas (nome completo, endere√ßo com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e rela√ß√£o de documentos). Ao final, basta assinar no campo da autodeclara√ß√£o de autenticidade e veracidade das informa√ß√Ķes apresentadas. N√£o √© necess√°rio escrever qualquer informa√ß√£o do lado de fora do envelope.

Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos em sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. Para a conclusão da análise, é fundamental que sejam anexadas as cópias de todos os documentos solicitados. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

Exigência Expressa

A Exig√™ncia Expressa j√° est√° dispon√≠vel em 803 munic√≠pios, sendo 215 em S√£o Paulo, 158 na Regi√£o Sul e 430 no Nordeste. Nas regi√Ķes Sul e Nordeste, o servi√ßo est√° ativo em 588 cidades, incluindo 11 capitais

 

Agência Brasil EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *