ūüéíūüďö AULAS SEGUEM SUSPENSAS EM IMB√Č

‚ÄúN√£o podemos ser irrespons√°veis‚ÄĚ. Assim o prefeito Pierre Emerim resumiu a decis√£o de n√£o reiniciar o ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino em Imb√©. A preocupa√ß√£o neste momento √© evitar o cont√°gio de crian√ßas e servidores pelo Covid-19, doen√ßa causada pela pandemia do coronav√≠rus, cada vez mais agravada em todo o mundo. A decis√£o est√° assegurada pelo menos at√© a pr√≥xima sexta-feira, dia 03 de abril, quando inicialmente vence o texto do decreto que estabelece situa√ß√£o de calamidade p√ļblica no Estado.

A op√ß√£o por manter fechadas as escolas de ensino fundamental e de educa√ß√£o infantil na cidade atende manifesta√ß√£o da Uni√£o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o (UNDIME) e da Uni√£o Nacional dos Conselhos Municipais de Educa√ß√£o do Rio Grande do Sul (UNCME-RS). O documento menciona as recentes afirma√ß√Ķes de especialistas da √°rea da sa√ļde que acreditam o pico da doen√ßa no Brasil acontecer√° em abril, e afirma que ‚Äúa retomada das atividades escolares, com a intera√ß√£o di√°ria de estudantes, professores, funcion√°rios e fam√≠lias, aliada √† falta no mercado de materiais de higiene necess√°rios ‚Äď em especial o √°lcool gel, bem como o alto custo para aquisi√ß√£o de insumos, inviabiliza o recome√ßo das atividades escolares‚ÄĚ. Outra raz√£o sustentada na nota √© que ‚Äúbeb√™s e crian√ßas bem pequenas t√™m muita intera√ß√£o corporal entre si, com troca de objetos, toque e outros‚ÄĚ, em refer√™ncia √†s atividades oferecidas na educa√ß√£o infantil.

O texto da manifesta√ß√£o ainda destaca que qualquer sintoma que venha a ser apresentado por professores e funcion√°rios ‚Äď febre e tosse, por exemplo ‚Äď implicar√° na sua imediata aus√™ncia do ambiente de trabalho, demandando o atendimento dos estudantes por outros professores, atrav√©s da jun√ß√£o de turmas, aumentando o n√ļmero de pessoas em conv√≠vio num mesmo espa√ßo e desrespeitando as normativas dos sistemas de ensino. E finaliza mencionando ‚Äúa dificuldade no entendimento da maioria das fam√≠lias no caso de crian√ßas que venham a ficar doentes ou que apresentem algum sintoma e a import√Ęncia de sua perman√™ncia em casa, que na pr√°tica n√£o ocorre, podendo haver a contamina√ß√£o dos demais colegas, professores e funcion√°rios‚ÄĚ.

Para o chefe do Executivo, a avalia√ß√£o precisa ser objetiva. ‚ÄúN√£o queremos expor nossas crian√ßas a riscos s√©rios de sa√ļde. N√£o podemos ser irrespons√°veis. Entendemos a preocupa√ß√£o dos pais, mas neste momento o melhor a se fazer √© mant√™-las afastadas das aglomera√ß√Ķes nas escolas. A sa√ļde coletiva, dos pequenos principalmente, precisa estar em primeiro lugar‚ÄĚ, define Pierre. A secret√°ria municipal de Educa√ß√£o e Cultura, Joselaine Cardoso, segue a mesma linha. ‚ÄúTemos uma responsabilidade enorme nas m√£os e n√£o podemos agir por impulso ou press√£o. As aulas seguir√£o suspensas at√© que se tenha embasamento t√©cnico e cient√≠fico de que √© seguro recome√ß√°-las‚ÄĚ, afirma. ‚ÄúNenhum aluno perder√° a vaga durante este per√≠odo, √© importante frisar‚ÄĚ, complementa.

Talis Ramon

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